Ex-funcionários revelam o lado ruim de se trabalhar no Google

Por Redação | 05.10.2015 às 18:27

O Google sempre figura nas listas das melhores empresas para se trabalhar em todo o mundo, mas como nem tudo são flores, ex-funcionários da empresa sempre têm algo negativo a dizer sobre o trabalho na gigante da internet.

No entanto, como é que trabalhar numa das empresas de tecnologia mais ambiciosas do planeta pode ser ruim? O Business Insider separou alguns comentários sobre o assunto postados no site de perguntas e respostas Quora que exemplificam o que eles enxergam como o pior lado de se trabalhar no Google.

1. A empresa contrata pessoas qualificadas demais para fazer trabalhos simples

"A pior parte de trabalhar no Google, para muitas pessoas, é que elas são extremamente qualificadas para o seu trabalho. O Google tem um nível de exigência muito alto na hora de contratar devido à força da marca, a remuneração oferecida e regalias, como a cultura de trabalho muito positiva. Como resultado, eles têm disponíveis à sua escolha candidatos brilhantes, mesmo para os papéis de níveis mais baixos".

"Há alunos das 10 melhores universidades fornecendo suporte técnico para produtos de anúncios do Google, sinalizando manualmente conteúdo do YouTube, ou escrevendo códigos básicos para testes de cor em botões de sites".

2. Funcionários do Google são tão notáveis que há uma piada interna sobre isso

"...eu costumava brincar com os meus colegas que Larry e Sergey saiam em seus iates, os amarravam um ao outro, sentavam-se em suas poltronas reclináveis – cada um no seu próprio iate – fumavam charutos e colocavam fotos dos Googlers com pequenos dizeres como 'era chefe de uma empresa multinacional de telecomunicações, tem MBA em Harvard e agora está respondendo bilhetes sobre o Orkut' e, em seguida, riam muito e brindavam com seus uísques e charutos. É claro que isso é altamente improvável, uma vez que nenhum deles jamais beberia uísque ou fumaria charutos. O restante é totalmente plausível".

3. Google não é mais uma startup, mas sim uma grande corporação

"O Google não possuía mais um ambiente de startup quando eu saí. Eram as mesmas políticas de escritórios. Era fácil ser promovido se você trabalhasse nos projetos certos e projetasse o seu trabalho da maneira correta".

4. Muitos dos engenheiros são arrogantes

"Infelizmente, apesar da crença comum, eu acho que a maioria dos engenheiros do Google é medíocre. Muito arrogantes, também. Todos acreditam que eles (homens dominantes) são melhores do que seu vizinho. Por isso é realmente difícil discutir qualquer problema a menos que você esteja falando com um amigo. Discussões objetivas são muito raras, uma vez que todos são territoriais e não estão interessados na opinião das outras pessoas, a menos que essas pessoas sejam deuses importantes".

5. O Google é tão grande que você não pode causar nenhum impacto sobre ele

"Eu trabalhei no Google por três anos e foi muito difícil sair, mas havia um fator importante para mim que me ajudou a tomar a decisão: o impacto que eu jamais poderia ter sobre o negócio como um indivíduo. Como observado em muitas respostas, o Google é uma máquina incrível que imprime dinheiro graças ao AdWords; A menos que você seja um engenheiro incrivelmente talentoso que consiga criar algo novo, as chances são de que você seja um simples garoto (a) com uma lata de óleo para lubrificar as engrenagens desta máquina".

Produtos do Google

6. Gerência medíocre

"Eu diria que o pior é o implacável pensamento diário medíocre de chefes intermediários que estão completamente focados em métricas e excluem todos os outros fatores. Ele não querem balançar o barco, eles não sabem como inspirar sua força de trabalho e eles confiam demais no nome e na reputação do Google para fazer isso por eles".

7. O Google pode entender de engenharia, mas não de design

"Não há foco suficiente no produto e no seu design. Isto levou a muitos produtos abortados e não tão bem sucedidos, como o Wave, Google Vídeo, Buzz, Orkut, entre outros. Provavelmente há muita ênfase na engenharia pura".

8. Seu espaço de trabalho pode ser muito pequeno

"Se você tem que trabalhar em um dos quatro principais edifícios do campus, você provavelmente vai ficar extremamente apertado. Não é incomum ver três ou quatro funcionários num único cubo, ou vários gerentes compartilhando um escritório. Com todas as áreas abertas dedicadas à alimentação, jogos, TV, palestras técnicas, etc., pode ser surpreendentemente difícil encontrar um lugar calmo e privado para pensar".

9. Fazer as coisas por escrito

"Se você está no processo de conseguir um emprego no Google, negocie duro, seja exigente e certifique-se de ter tudo por escrito. O Google faz muitas promessas vagas e parece não entregá-las".

10. A cultura é imatura

"É como a Terra do Nunca: as pessoas nunca crescem. Elas bebem o tempo inteiro, socializam constantemente, jogam e fazem pouco ou nenhum trabalho".

Funcionários Google

11. Você não pode trabalhar remotamente

"Mas o fator X para mim foi a incapacidade de trabalhar remotamente, o que eu tenho feito com sucesso nos últimos cinco ou seis anos".

12. Googlers tratam funcionários temporários com desrespeito

"Como alguém que trabalhou num emprego temporário para o Google, a pior parte é a atitude presunçosa de quem trabalha na sede da empresa. Eles parecem pensar que qualquer pessoa que não trabalhe lá seja, de alguma forma, mental e moralmente inferior".

Via Business Insider