Ex-funcionários da Apple falam sobre como era trabalhar na empresa

Por Redação | 21 de Setembro de 2015 às 09h34

A Apple é uma empresa que não tem o costume de expor informações em relação ao dia a dia de suas operações. Um exemplo disso aconteceu no lançamento do iPad, quando os engenheiros não sabiam no que estavam trabalhando até Steve Jobs apresentar o produto no palco.

Então, muitos se perguntam como deve ser trabalhar na Apple. De acordo com Alan Dye, vice-presidente de design de interface de usuário da companhia, a rotina parece ser exigente e intensa. "Estou morrendo de medo que em algum momento eu vou me descobrir. Tim Cook vai perceber a verdade sobre mim, que eu sou terrível", desabafa.

Raramente, funcionários divulgam experiências sobre como é o trabalho dentro da empresa na rede social Quora, onde há vários tópicos que respondem a essa pergunta. O site Business Insider fez uma compilação das declarações mais interessantes. Veja algumas:

"Se eu ainda estivesse na Apple, eu não estaria respondendo a esta pergunta e nem me sentiria injustiçado por não ser capaz. A ideia geral é: você faz parte de algo muito maior que você. As ideias que você sugere, os truques que descobriu em CSS, a nova técnica unibody, que é parte do seu trabalho, algo que você é pago para fazer para o sucesso da Apple, não é algo que você precisa fazer um post em um blog para satisfazer o seu ego".

- Justin Maxwell, designer de interface de usuário

"Aqueles que amam o trabalho (e eu me incluo como um deles) sentem um forte senso de lealdade para com a empresa. Alguns de nós tendem a manter o fato de que nós trabalhamos para a Apple em bastante silêncio quando em público, pois não sabemos se a pessoa que estamos conversando é um fã da Apple ou um 'hater' (neste último caso, boa sorte ao tentar explicar que você não é a pessoa que inventou cada recurso que eles não gostam no iPhone, iPad, MacBook, iMac e qual não foi)".

- Anônimo

"Se você encaminhou algo para alguém da sua equipe a 1 hora da manhã e eles não respondem prontamente, você fica um pouco irritado com eles. Quando entravam no meu escritório dizendo que queriam ser gerentes, eu perguntei 'como você dormiu ontem à noite?', eles diziam 'ah, muito bem' e eu respondia: 'que bom, porque essa é a última noite de sono que você vai conseguir'".

- Don Melton, ex-diretor de tecnologias de internet

"A Apple é uma mistura bastante dividida em burocracia corporativa típica e política, misturadas com nível de inicialização urgente quando a direção vinha de Steve. Se você tem um projeto no qual Steve não está envolvido, vai demorar meses e muitas reuniões para que as coisas avancem. Se Steve quer que seja feito, então será feito mais rápido do que qualquer um pensa que é possível".

- Chad Little, ex-designer

Entre as reclamações de trabalho excessivo e sigiloso, alguns ex-funcionários elogiam bastante o refeitório do local, afirmando que a cafeteria é algo "sensacional". Outro diz que absolutamente tudo é decidido pela equipe de marketing, enquanto outro afirma que a companhia é uma "contradição ambulante", pois preza pela sua imagem mais do que qualquer outra coisa.

Outras declarações podem ser lidas no Quora.

Fonte: Business Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.