Ex-funcionário que comprou o domínio Google.com doa sua recompensa para caridade

Por Redação | 09 de Outubro de 2015 às 14h10

Imagine ser o feliz proprietário do domínio Google.com? Pois Sanmay Ved, antigo funcionário da gigante das buscas, conseguiu essa proeza por alguns minutos. A empresa rapidamente recuperou seu endereço, e, ao saber que o rapaz pretendia reverter sua recompensa para instituições de caridade, dobrou o valor do pagamento.

No último dia 29, Ved relatou o caso em uma postagem no seu Linkedin, onde conta que estava estudando a interface do Google Domains e, ao pesquisar por "google.com", surpreendentemente encontrou o domínio disponível para compra. Rapidamente o Google recuperou seu endereço, e o ocorrido poderia ter ficado apenas como uma boa história para contar. No entanto, o que começou como uma falha técnica acabou como uma bela obra filantrópica.

"Eu não ligo para o dinheiro. Nunca foi pelo dinheiro", contou Ved para o site Business Insider. "Eu quis aproveitar a situação para dar um exemplo para as pessoas que encontrarem bugs do tipo, que nem sempre querem dinheiro", explica, referente ao programa de recompensas que o Google mantém para pessoas que encontrarem falhas em seus sistemas. Ved, que comprou a URL de maior tráfego do planeta por apenas US$ 12, teve acesso momentâneo ao painel de controle do domínio e, se estivesse agindo de má fé, poderia ter causado um prejuízo imenso a uma das empresas mais poderosas do mundo.

A entidade escolhida para receber a doação foi a The Art of Livin India, uma fundação indiana que atua em regiões pobres do país — algo comparado com as favelas brasileiras, levando projetos educacionais à população de baixa renda. Ved não divulgou qual o valor da recompensa, mas contou que foi "mais de dez mil (dólares)".

Fonte: Business Insider