Estudo revela que uso das redes sociais pode prejudicar a qualidade do sono

Por Redação | 03.02.2016 às 10:10

Atualmente, é mais do que comum jovens usuários de redes sociais acabarem por cair no sono depois de passarem alguns minutos (ou horas) acessando o feed de notícias do Facebook, a timeline do Instagram ou qualquer outra rede social à noite. Mas um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revelou que este hábito pode ser prejudicial, pois quanto mais tempo os jovens passam nas redes sociais, menor é a qualidade do sono que possuem.

O estudo foi realizado com 1.778 jovens norte-americanos de 19 a 32 anos que utilizam o Facebook, YouTube, Twitter, Google+, Instagram, Snapchat, Reddit, Tumblr, Pinterest, Vine e LinkedIn. Os resultados mostraram que as pessoas gastam em média 61 minutos por dia nas mídias sociais e visitam várias plataformas cerca de 30 vezes por semana. Cerca de 30% dos participantes relataram que possuem altos níveis de perturbação de sono.

O professor de medicina da Universidade de Pittsburgh e autor do estudo, Brian A. Primack, afirmou em comunicado que são necessários mais estudos e pesquisas para determinar se o uso das mídias sociais contribui com os distúrbios do sono. "A dificuldade de dormir pode levar a uma maior utilização dos meios de comunicação social, que por sua vez pode levar a mais problemas para dormir", explicou Primack.

O professor afirmou que este ciclo pode ser mais problemático com a utilização das redes sociais, já que elas despertam maior interatividade e deixam os usuários mais entretidos, o que potencialmente pode prejudicar ainda mais o sono.

Se você sofre com algum problema similar, pode ser que a melhor maneira de melhorar a qualidade do seu sono seja não levar o seu smartphone para a cama. Segundo o estudo, passar menos tempo nas redes sociais pode ser o que você precisa para dormir melhor e por mais tempo.

Fonte: EurekAlert!

Fonte: http://www.allure.com/beauty-trends/blogs/daily-beauty-reporter/2016/02/social-media-use-sleep.html?mbid=social_cp_facebook_wir