Estudo diz que funcionários da Microsoft são os mais criativos da tecnologia

Por Redação | 12.08.2016 às 23:55

Apesar da Microsoft Research ter grandes ideias, é comum, ao se pensar em companhias inovadoras, vir à mente gigantes como a Apple, Google e Facebook. Mas, contrariando esta concepção, uma pesquisa liderada por Samar Birwadker, fundador e CEO da Good & CO, garante que os funcionários da Microsoft são os mais criativos.

De acordo com o estudo, os colaboradores da Microsoft são mais inovadores do que os da Apple, e os empregados do Facebook são menos criativos do que a maioria dos trabalhadores da área da tecnologia. "Os dados do estudo nos dizem que, em termos de ousadia, os funcionários da Microsoft tendem a estar no páreo com a Apple, e são muito mais aventureiros do que os do Google, Facebook ou IBM", observou o executivo.

O estudo de dois anos foi proveniente do levantamento de dados psicométricos obtidos com testes de personalidade preenchidos por 4.364 funcionários da tecnologia das cinco empresas consideradas mais inovadoras no Vale do Silício: Apple, Google, Facebook, Microsoft e IBM.

Segundo Birwadker, o Facebook sempre teve a reputação de ser criativo, mas os negócios atuais não exigem que seus colaboradores sejam particularmente inovadores. "O Facebook inventou as redes sociais, e sempre houve essa parcela de inovação. [...] Mas com mais pressão sobre as receitas e, especialmente, no setor mobile e de anúncios, eu acho que nós estamos vendo muito menos atuações arriscadas e aventureiras pelos seus empregados", explicou o investigador.

Apesar do cenário, Birwadker afirma que a Microsoft, entretanto, tem que lutar mais arduamente por soluções inovadoras, especialmente depois da chegada de seu mais recente CEO, Satya Nadella, em 2014, que começou uma onda de energia criativa. Para o estudioso, isso se reflete em novidades como o Continuum e o Hololens, o que mostra a versatilidade da companhia.

E você, concorda com o resultado da pesquisa?

Fonte: MSPowerUser