Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Parceiro Magalu!

Estudo da IBM mostra quantas empresas no Brasil já usam inteligência artificial

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

Uma nova pesquisa de mercado encomendada pela IBM revelou que a adoção global de Inteligência Artificial (IA) cresceu de forma constante ao redor do mundo. No Brasil, 41% das empresas implementaram ativamente a tecnologia.

Os dados do estudo, chamado "Global AI Adoption Index 2022", demonstram que o crescimento na adoção da tecnologia ocorre à medida que as empresas emergem dos desafios causados pela pandemia de covid-19. Dessa forma, investem na transformação digital enquanto enfrentam a escassez de talentos e habilidades.

No Brasil, o uso da IA nos negócios foi impulsionado por: avanços que tornam a IA mais acessível às empresas (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Principais usos da inteligência artificial no Brasil

Atualmente no Brasil, 41% das empresas relatam utilizar IA em suas operações comerciais, enquanto 34% dizem já estar explorando o seu uso – em que 73% dos profissionais de TI demonstram ter acelerado seus investimentos e implantação da tecnologia nos últimos 24 meses. Além disso, 60% indicam que a empresa tem planos de investir na adoção de IA através de incorporação em processos e aplicativos.

Dentre os usos principais da IA no Brasil, os profissionais de TI relatam:

  • 44% utilizam para a detecção de segurança/ameaças;
  • 44% conversação;
  • 30% marketing e vendas
  • 30% operações de TI (AIOps) para automatizar os principais processos e manter o desempenho dos aplicativos, enquanto tornam a alocação de recursos mais eficiente.

O relatório do IBM traz ainda de maneira exclusiva informações sobre o uso da IA para iniciativas de sustentabilidade. No Brasil, 66% dos profissionais de TI indicaram que sua empresa está implementando IA, ou tem planos de fazer, para acelerar suas iniciativas ESG.

Principais barreiras para a adoção da inteligência artificial no Brasil

Segundo a pesquisa, as principais barreiras para a adoção de IA nas empresas brasileiras são:

Continua após a publicidade
  • 29% – preços altos;
  • 20% – complexidade ou dificuldade em integrar e dimensionar projetos de IA;
  • 17% – complexidade de dados;
  • 17% – habilidades de IA limitadas, experiência ou conhecimento.

A empresa diz que está ajudando a quebrar essas barreiras e levar os benefícios dessa tecnologia para mais pessoas e organizações. O IBM Research oferece informações inovadoras, para serem utilizadas na criação novos recursos, enquanto a IBM Consulting que traz conhecimento em tecnologia, indústria e design de processos para cocriar soluções em IA.