Estudo da IBM mostra quantas empresas no Brasil já usam inteligência artificial
Por Giovana Pignati • Editado por Claudio Yuge |
Uma nova pesquisa de mercado encomendada pela IBM revelou que a adoção global de Inteligência Artificial (IA) cresceu de forma constante ao redor do mundo. No Brasil, 41% das empresas implementaram ativamente a tecnologia.
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Os dados do estudo, chamado "Global AI Adoption Index 2022", demonstram que o crescimento na adoção da tecnologia ocorre à medida que as empresas emergem dos desafios causados pela pandemia de covid-19. Dessa forma, investem na transformação digital enquanto enfrentam a escassez de talentos e habilidades.
No Brasil, o uso da IA nos negócios foi impulsionado por: avanços que tornam a IA mais acessível às empresas (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%).
Principais usos da inteligência artificial no Brasil
Atualmente no Brasil, 41% das empresas relatam utilizar IA em suas operações comerciais, enquanto 34% dizem já estar explorando o seu uso – em que 73% dos profissionais de TI demonstram ter acelerado seus investimentos e implantação da tecnologia nos últimos 24 meses. Além disso, 60% indicam que a empresa tem planos de investir na adoção de IA através de incorporação em processos e aplicativos.
Dentre os usos principais da IA no Brasil, os profissionais de TI relatam:
- 44% utilizam para a detecção de segurança/ameaças;
- 44% conversação;
- 30% marketing e vendas
- 30% operações de TI (AIOps) para automatizar os principais processos e manter o desempenho dos aplicativos, enquanto tornam a alocação de recursos mais eficiente.
O relatório do IBM traz ainda de maneira exclusiva informações sobre o uso da IA para iniciativas de sustentabilidade. No Brasil, 66% dos profissionais de TI indicaram que sua empresa está implementando IA, ou tem planos de fazer, para acelerar suas iniciativas ESG.
Principais barreiras para a adoção da inteligência artificial no Brasil
Segundo a pesquisa, as principais barreiras para a adoção de IA nas empresas brasileiras são:
- 29% – preços altos;
- 20% – complexidade ou dificuldade em integrar e dimensionar projetos de IA;
- 17% – complexidade de dados;
- 17% – habilidades de IA limitadas, experiência ou conhecimento.
A empresa diz que está ajudando a quebrar essas barreiras e levar os benefícios dessa tecnologia para mais pessoas e organizações. O IBM Research oferece informações inovadoras, para serem utilizadas na criação novos recursos, enquanto a IBM Consulting que traz conhecimento em tecnologia, indústria e design de processos para cocriar soluções em IA.