Estudante de 17 anos cria sistema de buscas melhor que o do Google

Por Ultradownloads | 08 de Junho de 2012 às 19h45
Google

Fique esperto, Google: um norte-americano de 17 anos chamado Nicholas Schiefer criou um sistema de buscas que, se melhor desenvolvido, pode ser ainda mais preciso que o gigante da web. O algoritmo criado por ele consegue fazer "micro-buscas", ou seja: trabalhar com palavras-chave e textos curtos, como os do Twitter e do Facebook, para entender melhor o que o usuário quer encontrar naquele momento.

(Foto: Reprodução/DVice)

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

"É muito mais difícil pesquisamos textos curtos, porque ali não temos muitas palavras. Na verdade, temos algumas poucas palavras-chave. Então, eu criei uma maneira de relacionar esse conteúdo e criar estatísticas para melhorar os resultados", explica o "mini-gênio".

E como um garoto de 17 anos consegue elaborar coisas tão complexas? "Eu sempre fui auto-didata, estudei muita Matemática, Sou interessado por esse tipo de assunto desde que eu me entendo por gente e, quando usei o Google pela primeira vez, aquilo me pareceu mágico. Desde então, tenho interesse em entender melhor as buscas", completa.

Assista, abaixo, a entrevista que o "gênio" deu para o Wall Street Journal, explicando a sua invenção. O projeto foi premiado pela Intel Foundation Young Scientist, programa da empresa que tem como objetivo estimular jovens cientistas de todo o mundo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.