Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudante cria luva que promete controlar tremor em pessoas com Parkinson

Por| 21 de Janeiro de 2016 às 08h35

Link copiado!

Estudante cria luva que promete controlar tremor em pessoas com Parkinson
Estudante cria luva que promete controlar tremor em pessoas com Parkinson

Um estudante de medicina chamado Faii Ong, do Imperial College de Londres, desenvolveu uma luva que promete ajudar pacientes que sofrem com tremor oriundos de mal de Parkinson. Segundo Ong, a ideia de criar a luva surgiu após ele participar de uma equipe que cuidava de uma paciente com a doença. Após isso, ele se dedicou a elaborar um projeto que realmente fosse útil na vida dos pacientes.

Depois de fazer diversos projetos, o estudante criou uma startup e junto com seus colegas de universidade conseguiu o financiamento para montar os primeiros protótipos do aparelho. Ong teve a ideia de utilizar giroscópios para controlar os tremores após testar outras abordagens que não deram muito certo, como elásticos, molas e ímãs. Os giroscópios são pequenos discos de metal inseridos em rotação para manter a posição por meio do princípio físico de conservação de momento angular.

Rascunho demonstrando funcionamento da GyroGlove (Imagem: Reprodução)

Continua após a publicidade

Testes realizados pela startup GyroGear, criada para a produção do produto, mostram que a luva especial, batizada de GyroGlove, foi capaz de reduzir a amplitude dos tremores em 80%. Dessa forma, as pessoas com o mal de Parkinson que utilizassem a luva poderiam voltar a escrever, usar talheres, entre outras atividades.

Ong já venceu três concursos de startups demonstrando o GyroGlove. Apesar de levantar verba suficiente para os primeiros modelos, a empresa ainda não tem data oficial para lançar a luva no mercado. Segundo a revista Technology Review do MIT, o estudante ainda busca resolver alguns bugs do produto e o valor final da luva deve ser entre US$ 550 e US$ 850. Especula-se que ela chegará ao mercado em setembro deste ano.

Fonte: Extreme Tech