Estudante cria luva que promete controlar tremor em pessoas com Parkinson

Por Redação | 21.01.2016 às 08:35

Um estudante de medicina chamado Faii Ong, do Imperial College de Londres, desenvolveu uma luva que promete ajudar pacientes que sofrem com tremor oriundos de mal de Parkinson. Segundo Ong, a ideia de criar a luva surgiu após ele participar de uma equipe que cuidava de uma paciente com a doença. Após isso, ele se dedicou a elaborar um projeto que realmente fosse útil na vida dos pacientes.

Depois de fazer diversos projetos, o estudante criou uma startup e junto com seus colegas de universidade conseguiu o financiamento para montar os primeiros protótipos do aparelho. Ong teve a ideia de utilizar giroscópios para controlar os tremores após testar outras abordagens que não deram muito certo, como elásticos, molas e ímãs. Os giroscópios são pequenos discos de metal inseridos em rotação para manter a posição por meio do princípio físico de conservação de momento angular.

Rascunho demonstrando funcionamento da GyroGlove

Rascunho demonstrando funcionamento da GyroGlove (Imagem: Reprodução)

Testes realizados pela startup GyroGear, criada para a produção do produto, mostram que a luva especial, batizada de GyroGlove, foi capaz de reduzir a amplitude dos tremores em 80%. Dessa forma, as pessoas com o mal de Parkinson que utilizassem a luva poderiam voltar a escrever, usar talheres, entre outras atividades.

Ong já venceu três concursos de startups demonstrando o GyroGlove. Apesar de levantar verba suficiente para os primeiros modelos, a empresa ainda não tem data oficial para lançar a luva no mercado. Segundo a revista Technology Review do MIT, o estudante ainda busca resolver alguns bugs do produto e o valor final da luva deve ser entre US$ 550 e US$ 850. Especula-se que ela chegará ao mercado em setembro deste ano.

Via Extreme Tech

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/estudante-cria-luva-especial-para-controlar-tremores-de-parkinson.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar