Publicidade

Especialistas dos EUA investigam acidente com drone ‘Aquila’ em seu primeiro voo

Por| 22 de Novembro de 2016 às 09h45

Link copiado!

Especialistas dos EUA investigam acidente com drone ‘Aquila’ em seu primeiro voo
Especialistas dos EUA investigam acidente com drone ‘Aquila’ em seu primeiro voo

O plano do Facebook em levar internet para 1,6 bilhão de pessoas em todo o mundo que ainda não contam com acesso à rede mundial passa por um retrocesso. O National Transportation Safety Board (NTSB), órgão norte-americano que investiga acidentes aéreos, está investigando um incidente ocorrido em julho durante o primeiro voo em larga escala do drone Aquila, responsável por levar internet para regiões isoladas.

Na época, a equipe do Facebook considerou o primeiro teste bem-sucedido, apesar de uma pequena falha estrutural pouco antes do pouso. Porém, segundo a investigação do NTSB, a “pequena falha” deixou o drone com danos substanciais, fazendo com que ele não seja mais capaz de voar. O órgão não divulgou nenhuma das suas conclusões sobre a extensão dos danos ou as causas da falha.

"Ficamos felizes com o sucesso do primeiro voo de teste e conseguimos avaliar vários modelos componentes de desempenho [do drone], incluindo aerodinâmica, baterias, sistemas de controle e treinamento da tripulação, sem grandes resultados inesperados", disse a empresa em um comunicado enviado ao USA Today.

Com envergadura similar à de um Boeing 737, mas com muitos quilos mais leve, o Aquila foi projetado para permanecer no ar por meses em até 60 mil pés de altitude, alimentado por energia solar e levando internet sem fio em todo o mundo.

Continua após a publicidade

No futuro, o projeto com o Aquila é oferecer conexão sem fio a 50 quilômetros de distância por até 90 dias. O sinal emitido pelo drone será recebido por pequenas antenas que serão instaladas em regiões específicas para criação de redes Wi-Fi e LTE para as pessoas ao redor.

Fonte: USA Today