Erro de digitação derruba milhares de sites em efeito dominó nesta terça-feira

Por Redação | 03 de Março de 2017 às 00h05

Nesta terça-feira (2), um blecaute geral derrubou dezenas de milhares de sites que usam a nuvem da Amazon para hospedar suas páginas e serviços nos Estados Unidos. Poucas horas depois, o mistério por trás do incidente foi resolvido: acontece que alguém digitou uma letra errada em um código da Amazon Web Services (AWS) e tudo foi por água abaixo em questão de segundos.

O ocorrido durou quatro horas e envolveu o provedor S3, da AWS, um gigante responsável por manter cerca de 150 mil websites no ar no país. O erro gerou vários tipos de instabilidades, desde erros simples a quedas totais.

O S3 permite que empresas diversas hospedem fotos, vídeos, arquivos e quaisquer tipos de informações que desejem oferecer em seus sites, contendo trilhões de objetos em seus códigos. Quando o sistema sofreu a instabilidade, os sites não conseguiam carregar suas fotos, logos, listas e demais dados, além de apresentarem links quebrados em suas páginas ou terem sua própria URL comprometida a ponto de não carregar nem um caractere. Outros ficaram parcialmente funcionais.

A Amazon postou um comunicado online explicando a razão de tudo: "Infelizmente, parte de uma linha de comando foi digitada incorretamente". O erro derrubou uma série de servidores, e para fazer com que tudo voltasse ao normal, a equipe teve de reiniciar absolutamente todas as máquinas, o que, certamente, levou muito mais tempo do que reiniciar um simples notebook.

Para garantir que o erro não vai se repetir, a Amazon redesenhou as ferramentas do S3 para que verificações sejam feitas em todos os ambientes do sistema. Ao final, a empresa pediu desculpas aos usuários e clientes da AWS e disse que "vai fazer o possível para aprender com o evento e usar disso para melhorar ainda mais a disponibilidade de seus serviços".

Via USA Today

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.