Engenheiro navega na internet com Macintosh de 1988

Por Redação | 25.09.2015 às 12:48
photo_camera Foto: Reprodução/Keacher

Um americano chamado Jeff Keacher adquiriu o seu primeiro computador pessoal há mais de 27 anos, em 1988. A máquina se trata de um Macintosh Plus, da Apple, que foi mantida intacta todos estes anos. Quase três décadas depois, Keacher, que é formado em engenharia da computação, decidiu fazer um experimento com o seu computador e o conectou à internet.

Quando o Mac Pus foi ligado, ele acabou queimando o HD externo. O engenheiro explicou que "o estresse da corrente elétrica após anos sem uso foi demais para o filtro capacitivo na fonte de energia do HD". Então, depois de muita pesquisa, Keacher conseguiu comprar um HD externo substituto.

Ele também encontrou um navegador compatível com a máquina e desenvolveu do início um proxy para que o browser "converse" com as páginas em CSS e Javascript, com o protocolo HTTPS. Ele ainda usou um Raspberry Pi para que o computador aguente processamentos pesados. Keacher adaptou a porta serial da máquina utilizando protocolos PPP e SLIP, fazendo a conexão a um modem de internet. Por fim, a experiência deu certo.

Macintosh Plus

"E isso, meus amigos, foi suficiente para navegar na web. Surpreendentemente, pareceu até decente, quase como em um navegador mobile. Dados carregados, páginas renderizadas e links clicáveis. Até formulários funcionaram. O objetivo era simplesmente introduzir o Mac à web. O encontro teve sucesso", afirmou o engenheiro.

Apesar de funcional, a navegação é bastante lenta, levando quase seis minutos para abrir um site. O experimento foi registrado no vídeo abaixo:

O Macintosh Plus foi lançado em 1986 e deixou de ser fabricado em 1990. As suas configurações contam com um processador de 8 MHz, 4MB de memória RAM, 50 MB de armazenamento e uma tela de 512 x 342 pixels em preto e branco.

Fonte: Keacher