Enfrentando os grandes: use sua fraqueza a seu favor

Por Fernando D´Angelo | 10 de Novembro de 2015 às 10h08
photo_camera _openspace_

*Foto: @_openspace_

É consenso entre todos os pequenos empreendedores a sensação de risco iminente de extinção do seu negócio. Como um deles, me senti muito motivado pelas palavras de Malcolm Gladwell na palestra “Davi x Golias”, que ocorreu na HSM Expomanagement 2015. Abaixo, um pouco do que aprendi:

Pequenas empresas tendem a achar que estão em desvantagem em relação a seus concorrentes de grande porte. Afinal eles possuem verba, grandes executivos, pensadores e pesquisadores, pessoal e infraestrutura disponível e uma rede de relacionamentos grande, entre outras vantagens.

Nos sentimos esmagados pelo poder dos grandes, sem potencial para competir, frágeis e na iminência de desaparecer do mapa. Junto a isso, em momentos de dificuldades, a pressão pela manutenção da nossa existência nos coloca em estado de urgência, sempre pedindo mudanças rápidas e ousadas.

Somos então empurrados, pela necessidade de sobrevivência, a procurar formas diferentes de oferecer nossos produtos e serviços. E rapidamente.

Já as grandes corporações, nos momentos de mudança, exigem garantias de sucesso para novos produtos, pois são avessos a riscos. Junta-se a isso a competição interna entre departamentos por resultados de curto prazo, processos engessados e a grande burocracia, e se formou o elefante branco. E mesmo tendo ideias fantásticas nas mãos, não conseguirão implementar de forma rápida e ousada.

Moral da história: Passar por momentos de escassez ou dificuldades nos faz evoluir, inovar, ousar. E por sermos pequenos, conseguimos nos transformar de forma rápida. Devemos ser capazes de implementar as ideias e estarmos dispostos a fazer alguma coisa mesmo que todos a nossa volta achem que é loucura! E isso é difícil, mas talvez seja a principal característica dos inovadores que fizeram acontecer.

E você? Já inovou hoje?

* Agradecimentos especiais à HSM Educação Executiva e à Assessoria de Imprensa pelo convite para acompanhar a HSM Expo Management 2015.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.