Publicidade

Encaixar a S Pen de forma errada pode danificar Galaxy Note 5 permanentemente

Por| 25 de Agosto de 2015 às 12h55

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Galaxy Note 5

Lançado há cerca de duas semanas, o Galaxy Note 5 tem se destacado como um dos melhores e mais avançados dispositivos já fabricados pela Samsung. Como todo produto eletrônico, ele não está livre de eventuais falhas e problemas técnicos. E um deles em especial está repercutindo na imprensa internacional.

A falha em questão envolve a nova S Pen. De acordo com o site Android Police, a caneta teve de ser remodelada para combinar com o design do Note 5. Só que essa mudança está causando a inutilização do acessório caso seja encaixado de forma errada na entrada do gadget destinada a ele. Obviamente, todo o cuidado é pouco na hora de conectar a caneta no aparelho, mas bem sabemos que momentos de distração e acidentes acontecem.

A reportagem destaca que a nova S Pen é extremamente fácil de ser plugada ao contrário no Galaxy Note 5 — coisa que era praticamente impossível (ou muito difícil) de acontecer nas gerações anteriores da família Galaxy Note. Na prática, isso significa que a caneta tem o mesmo formato em ambas as extremidades, permitindo que sua introdução seja a mesma ao colocá-la no phablet, independentemente se o encaixe foi correto ou não.

O problema começa aí. Se a S Pen for guardada no smartphone da maneira certa, tudo bem. Senão, o dono do aparelho terá dificuldades de retirar o acessório. E mais: dependendo de como for colocado na entrada, ele pode violar permanentemente a característica de detecção da caneta do Galaxy Note 5 que, entre outras funções, faz com que a S Pen seja guardada com segurança no dispositivo. Isso mesmo se o dono conseguir retirar a caneta do aparelho.

Continua após a publicidade

Além disso, se a caneta ficar presa ao contrário, o telefone continua funcionando normalmente, mas todas as funções que o usuário pode efetuar usando a S Pen não estarão mais acessíveis. Outro detalhe é que essa falha de design é exclusiva do Galaxy Note 5; seu parceiro de geração, o Galaxy Note Edge+, também tem uma S Pen específica, mas não é possível encaixá-la do lado inverso.

O Ars Technica também detectou o mesmo problema, mas com uma informação adicional. Se o usuário encaixar a S Pen no Note 5 de forma brusca, mesmo estando do lado certo, ela pode ficar retida dentro do dispositivo e todas as funções relacionadas à caneta também ficam indisponíveis.

Em comunicado enviado à BBC, a Samsung reconhece a existência da falha, mas apenas alerta os consumidores de que não façam nenhum procedimento que possa comprometer o aparelho e seus acessórios. "Recomendamos fortemente que nossos usuários do Galaxy Note 5 sigam as instruções no manual do usuário para garantir que eles não enfrentem um cenário inesperado causado pela inserção da S Pen no sentido inverso", disse.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police, Ars Technica, BBC