Empresas japonesas querem comprar robôs para suprir falta de mão de obra

Por Redação | 16.05.2017 às 17:25

Enquanto em alguns países emergentes sobram pessoas procurando trabalho, a realidade de países mais desenvolvidos é bem diferente. No Japão, o envelhecimento geral da população está fazendo com que muitas empresas vejam seu quadro de funcionários cair ano a ano. A solução, então, seria adquirir robôs capazes de realizar essas funções que carecem de profissionais.

Ao menos é o que empresas de médio porte estão planejando para automatizar um leque amplo de tarefas, como fabricação, terraplanagem e serviços de quarto em hotéis. Empresas que fabricam e vendem esses equipamentos já afirmaram que os pedidos têm crescido recentemente, enquanto o governo japonês também observou uma quantidade maior de investimentos dedicados para aumentar a produção dessas máquinas.

Seiichiro Inoue, diretor do departamento de política industrial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, declarou que “a parcela das despesas de capital destinadas ao aumento da eficiência está crescendo devido à escassez de trabalhadores”. Tal automatização e robotização de determinadas funções no mercado de trabalho local pode ajudar fabricantes de equipamentos, prestadores de serviços e elevar a baixa produtividade do país, impulsionando seu crescimento econômico.

Fonte: Reuters