Empresa processa Apple por falta de suporte decente ao HTML5

Por Redação | 07 de Outubro de 2016 às 17h21
photo_camera Divulgação

Uma empresa francesa de desenvolvimento de softwares chamada Nexedi não está nada feliz com o motor de renderização do navegador da Apple. Na verdade, a infelicidade é tanta que ela resolveu entrar com uma ação judicial contra a Maçã.

A Nexedi desenvolve aplicativos de negócios multiplataforma em HTML5 que podem ser executados sem alterações no Windows, Linux e Android. Porém, no iOS a história é diferente. Isso porque o WebKit, motor de renderização utilizado no browser do sistema operacional da empresa, não tem as mesmas capacidades de lidar com o HTML5 como os demais softwares.

A Apple permite que navegadores de terceiros sejam executados nos iPhones. Porém, as desenvolvedoras são obrigadas a usar o motor de renderização estipulado pela Maçã, o que dificulta os esforços dos rivais para se adaptar aos padrões mais recentes.

"Esperamos que o processo ajude a Apple a suportar os padrões Web e HTML5 mais recentes em sua plataforma iOS – o sistema operacional usado por todos os iPhone", disse a Nexedi em um post divulgado nesta sexta-feira (07).

A desenvolvedora francesa não pode simplesmente abandonar suas criações para iOS, uma vez que os iPhones são os dispositivos dominantes em alguns mercados e entre executivos de todo o mundo. Em relação à ação judicial, a Nexedi está pedindo ao juiz que a Apple pague 770.000 euros em danos.

Via PcWorld

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.