Embraer é eleita empresa mais inovadora do Brasil pela 5ª vez; veja ranking

Embraer é eleita empresa mais inovadora do Brasil pela 5ª vez; veja ranking

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 29 de Outubro de 2021 às 09h40
Divulgação/Embraer

Um dos nomes mais importantes da indústria nacional, a Embraer acaba de ser eleita pela quinta vez como a empresa mais inovadora do Brasil. A fabricante de aeronaves recebeu essa alcunha por meio do prêmio Valor Inovação Brasil, que reuniu dados de uma pesquisa feita em conjunto pela Strategy&, braço de consultoria da PwC, e da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras).

O ranking foi elaborado seguindo diferentes critérios, mas, especialmente em 2021, alguns itens foram levados mais em conta, como segurança de dados e os desafios que as empresas tiveram nesse segmento. Segundo o Valor Econômico, foram avaliadas 226 companhias em 23 setores diferentes, com 954 casos de inovação. Somando todas as marcas e nomes da pesquisa, a receita líquida é de R$ 3,1 trilhões, sendo que R$ 51 bilhões foram destinados por elas para desenvolvimento e inovação.

A eleição da Embraer justamente em um ano com foco em segurança de dados acontece depois que a empresa se recuperou de um grande ataque hacker em 2020, quando dados da empresa foram roubados juntamente com uma série de informações sobre produtos e funcionários. Em 2021, a fabricante de aeronaves voltou a lucrar depois de três anos, impulsionada pelo aumento nas vendas de aviões executivos e comerciais.

Embraer vai lançar carro voador até 2026 (Imagem: Divulgação/Embraer)

"[O prêmio] É uma iniciativa que contribui para manter o ecossistema de inovação brasileiro ativo. Em 2020, 40% da receita da companhia vieram das inovações implementadas nos últimos cinco anos. Empresa inovadora é aquela que antecipa a demanda e está continuamente na fronteira do conhecimento", afirmou Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer, ao Valor.

A Embraer segue investindo em novos produtos e caminha para ser uma das principais empresas no ramo de carros voadores elétricos, ou eVTOLs. A fabricante, inclusive, deve finalizar os testes de seu primeiro modelo, feito sob a marca Eve, no final deste ano. Além disso, centenas de unidades já foram vendidas para clientes do Brasil e do exterior, reforçando a confiança do mercado em uma das marcas mais fortes do país.

Veja o ranking com as 10 empresas mais inovadoras do Brasil:

Ranking 2021 Empresa Setor
1º lugar Embraer Bens de Capital
2º lugar WEG Bens de Capital
3º lugar Nestlé Brasil Alimentos, Bebidas e Ingredientes
Vale Mineração, Metalurgia e Siderurgia
Petrobras Petróleo, Gás e Petroquímica
Einstein Serviços Médicos
Bosch Automotivo e Veículos de Grande porte
Mercado Livre Comércio
Natura Cosméticos, Higiene Pessoal e Limpeza Doméstica
10º IBM Brasil Tecnologia da Informação

O prêmio Valor Inovação Brasil está em sua sétima edição.

Fonte: Valor, Aeroflap

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.