Em meio a escândalo, Volkswagen perde liderança global de vendas para Toyota

Por Redação | 27 de Outubro de 2015 às 10h22

A fabricante japonesa Toyota superou sua rival Volkswagen e recuperou a liderança mundial em volume de vendas de automóveis, segundo dados da Bloomberg. A queda da montadora alemã vem ao mesmo tempo que a empresa tenta se recuperar do escândalo mundial envolvendo a adulteração do software de seus carros para enganar testes de emissão de poluentes.

As vendas da Volkswagen nos últimos doze meses alcançaram um total de 7,43 milhões de veículos, enquanto que a Toyota bateu 7,49 milhões de automóveis vendidos em todo o mundo. A diferença nas vendas das duas montadoras deverá aumentar nos próximos meses, já que os dados atuais só constam até setembro, quando o escândalo estava em seu estágio inicial.

A empresa alemã tem gastado bilhões de euros para lidar com as consequências da adulteração em seus carros movidos a diesel. É estimado que o caso custe R$ 128 bilhões à Volkswagen, que está tendo que lidar com cerca de 11 milhões de veículos afetados em todo mundo para reparar sua reputação junto aos consumidores. Para isso, a montadora já está pensando em aplicar descontos significativos para a comercialização de carros movidos a diesel afetados pelo escândalo.

A fabricante europeia também está implementando várias medidas de corte de custos para lidar com as despesas relacionadas com o escândalo. Ela não descartou a possibilidade de demissões e o corte de custos na próxima geração do Golf, que reutilizará componentes do modelo atual.

Nesta quarta-feira (28), a Volkswagen publicará seus resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre. Os números deverão dar ao público uma melhor ideia de como exatamente a montadora planeja lidar com as implicações financeiras do escândalo.

Via CNET

Fonte: http://www.cnet.com/news/volkswagen-loses-global-sales-crown-to-toyota/#ftag=CAD590a51e

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.