Em breve, Alexa poderá começar conversas com usuários mesmo sem ter sido chamada

Por Redação | 12 de Março de 2017 às 10h15
photo_camera Reprodução

Mesmo sem um desembarque oficial no Brasil, assistentes pessoais em nuvem estão evoluindo rapidamente e, em breve, poderão começar conversas com usuários mesmo sem terem sido chamados antes.

De acordo com o The Information, a Amazon já está trabalhando em uma tecnologia que permitirá à Alexa iniciar um diálogo com seus usuários através de notificações de voz de forma proativa.

A ideia é que a assistente haja de forma independente para dar notificações como "sua roupa já foi lavada" ou "você tem novos e-mails" ao usuário, começando uma conversa sem ter sido consultada antes.

A atualização pode parecer uma coisa simples, mas depende de uma série de fatores para ser bem sucedida.

Em primeiro lugar, é preciso que a inteligência artificial do aplicativo entenda melhor a disposição geral das pessoas ao seu redor antes de começar uma conversa – afinal, iniciar um papo em uma hora em que seu usuário estiver chateado ou irritado pode não ser uma boa ideia.

Além disso, a assistente também precisa entender a importância de cada notificação antes de anunciá-la: se um usuário estiver assistindo um filme, notificá-lo sobre um novo seguidor no Twitter pode atrapalhar mais do que ajudar, mas ele provavelmente não se importará em ser interrompido por um aviso de que câmera de segurança detectou alguém em seu campo de visão.

Para aprofundar as pesquisas neste campo, a Amazon já dividiu um novo investimento de US$ 100 milhões para o setor. A expectativa é que a atualização começa a ser liberada a partir do segundo semestre deste ano.

Via: The Information

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.