Drones serão utilizados para transporte de órgãos

Por Redação | 05 de Maio de 2016 às 12h12

As novas funcionalidades para o uso de drones têm prometido auxiliar em diversos segmentos, e a área da saúde será uma das mais beneficiadas, sem dúvidas. A novidade é de uma companhia chinesa, a EHang, que apresentou, no início deste ano, um drone capaz de transportar um passageiro de forma autônoma, e que agora adaptará o modelo para o transporte de órgãos para transplantes em situações de emergência.

De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (4), o projeto está sendo desenvolvido pela empresa com parceria da Lung Biotechnology PBC, que está adquirindo mil drones autônomos para o seu serviço de transporte de órgãos.

A parceria tem previsão para durar 15 anos e funcionará com a execução de voos pré-programados para hospitais em casos emergenciais. Para isso, os drones contarão com um equipamento especial que manterá os órgãos em condições viáveis para o transplante.

Martine Rothblatt, CEO da Lung Biotechnology PBC, afirmou que o sistema possibilitará não só salvar milhares de vidas, mas também a economia de milhões de galões de gasolina por ano para a empresa, mostrando as vantagens da implantação dos drones, inclusive, para a sustentabilidade do planeta.

Ainda não há data para o início dos voos, mas a expectativa é de que o trabalho tenha início em breve. Outra questão interessante de se pensar é que, com o avanço desse tipo de tecnologia, é possível começar a imaginar o uso de drones que atuem como ambulâncias para o transporte de pacientes.

Fonte: Mashable

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.