Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dono da Alibaba alerta que pesquisa em IA pode causar a Terceira Guerra Mundial

Por| 24 de Janeiro de 2019 às 19h44

Link copiado!

Dono da Alibaba alerta que pesquisa em IA pode causar a Terceira Guerra Mundial
Dono da Alibaba alerta que pesquisa em IA pode causar a Terceira Guerra Mundial
Tudo sobre Alibaba

O bilionário chinês Jackie Ma, conhecido como o fundador do site de compras Alibaba, alertou a todos na última quarta-feira (23), durante o Fórum Econômico Mundial, que os avanços tecnológicos podem ser o que deverá causar uma próxima Grande Guerra Mundial.

De acordo com o bilionário, a Primeira Guerra Mundial foi causada pela primeira revolução tecnológica, e outra Grande Guerra foi causada pela segunda revolução tecnológica. Ma conclui que, como estamos no momento passando por uma terceira revolução tecnológica encabeçada pelas IAs, é de se esperar que também estejamos próximos de uma Terceira Guerra Mundial.

Avisos similares foram feitos por outro magnata da tecnologia — o sempre polêmico Elon Musk, que no ano passado alertou que a competição entre os países para desenvolverem IAs cada vez mais capazes deverá ser a causa de uma Terceira Guerra Mundial.

Ainda falando sobre IAs, Ma pontuou sobre a importância da educação, defendendo que as crianças devem ser ensinadas a aprender habilidades que não podem ser substituídas por uma máquina se quiserem ter uma carreira promissora no futuro.

Continua após a publicidade

Mas, apesar dos avisos, Ma ainda se mostra otimista sobre o papel da tecnologia para o bem, e acredita que os avanços tecnológicos podem fornecer soluções para problemas graves que nos afetam, como o aquecimento global.

Apesar das boas intenções, vale ressaltar que Ma está equivocado em sua colocação sobre as duas Grandes Guerras, já que nenhuma delas foi causada por motivos tecnológicos, mas sim geopolíticos de expansão de territórios e dominação de mercados subalternos. A primeira revolução tecnológica citada por Ma aconteceu até em 1760, mais de 150 anos antes do início da Primeira Guerra, e não foi a segunda revolução tecnológica a causadora da Segunda Guerra Mundial, mas sim o contrário: foi a Guerra que aumentou as pesquisas em máquinas de calcular (para decifrar as comunicações do inimigo) e em novas formas de comunicação de rápida velocidade através dos continentes, o que acabou culminando nos computadores pessoais e na internet, equipamentos responsáveis pela segunda revolução tecnológica citada por Ma.

Fonte: CNBC