Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Donald Trump promete ajudar na recuperação da ZTE

Por| 14 de Maio de 2018 às 10h20

Link copiado!

Donald Trump promete ajudar na recuperação da ZTE
Donald Trump promete ajudar na recuperação da ZTE
Tudo sobre ZTE

Em uma declaração que surpreendeu muita gente, Donald Trump prometeu que vai ajudar a ZTE a se recuperar. A declaração foi feita por meio do Twitter e veio como mais uma demonstração de ponderação em relação a posturas anteriores, que levaram, inclusive, ao banimento comercial de produtos da marca em território americano e também à proibição de empresas norte-americanas na participação de negociações com a chinesa.

Na rede social, Trump disse estar trabalhando com o presidente da China, Xi Jinping, na busca por uma solução. O Departamento de Comércio dos EUA também já teria sido instruído a estudar o caso, de forma a garantir que a ZTE possa “retornar aos negócios” e para proteger os empregos no país asiático.

Foi uma declaração que chamou a atenção da imprensa internacional. Durante sua campanha para a presidência, e mesmo depois de ocupar o cargo, Trump sempre afirmou que os chineses estavam roubando trabalho dos americanos, criticando o processo de transferência da indústria para países asiáticos. Muitos especialistas já falavam até mesmo em uma possível guerra comercial com a China, principalmente depois que o banimento da ZTE foi anunciado.

Continua após a publicidade

Em uma investigação que data desde os últimos anos da era Obama, a fabricante é acusada de exportar tecnologia dos Estados Unidos para países como Irã e Coreia do Norte, quebrando acordos comerciais. Por decorrência disso, a empresa foi multada, em março de 2017, em US$ 1,19 bilhão, podendo continuar seus negócios no país com a condição de que os envolvidos nesse processo irregular fossem demitidos.

A ZTE concordou com os termos e anunciou a demissão de quatro executivos ligados ao caso. Porém, uma investigação posterior mostrou que outros 35 envolvidos na questão receberam promoções e bônus de final de ano, o que levou o governo americano a aplicar, em abril deste ano, um banimento de sete anos. Neste período, a companhia estaria proibida de vender seus produtos nos EUA, enquanto as companhias do país deveriam interromper todas os contratos e negociações com ela.

Desnecessário dizer que essa ação gerou mais problemas do que apenas a perda de um mercado. Ao ter o contato cortado com fornecedores de tecnologia e componentes importantes como semicondutores, a ZTE se viu em péssimos lençóis e, no começo de maio, anunciou que suspenderia suas operações de fabricação até que toda a questão fosse resolvida.

Essa notícia, é claro, acendeu um alerta vermelho nas relações já meio tumultuadas entre Estados Unidos e China. Após o anúncio feito pela ZTE, o vice-premier chinês Liu He afirmou que seu país interromperia todas as negociações comerciais com os americanos, o que inclui, inclusive, conversas relacionadas à exportação de tecnologia e componentes eletrônicos, até que as sanções consideradas “destrutivas” fossem revistas.

Continua após a publicidade

O ultimato teria vindo no final da última semana, quando a China teria colocado o fim do banimento à ZTE como pré-requisito para que novas negociações, de qualquer teor, acontecessem. Caso contrário, o risco de um afastamento ainda maior cresceria e, aqui, quem tem a perder não são apenas os asiáticos, mas também muitas companhias americanas de grande porte.

Como a declaração veio por meio do Twitter e durante o final de semana, mais detalhes ainda não foram revelados. Não se sabe, por exemplo, se o banimento à ZTE será revogado ou de que maneira os dois países trabalharão juntos para garantir que a empresa volte a operar da maneira adequada.

Enquanto isso, a declaração já vem gerando críticas da oposição. O democrata Adam Schiff, que faz parte de um comitê de inteligência do Congresso americano, afirmou, também pelo Twitter, que Trump deveria se preocupar mais com a segurança nacional do que com os empregos dos chineses. Ele lembrou relatórios governamentais que apontam aparelhos da ZTE e outras companhias do país asiático com possíveis portas de entrada para hackers, representando brechas na privacidade e proteção dos cidadãos dos EUA.