Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dona do TikTok competirá no setor de e-commerce na Europa

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Dezembro de 2021 às 20h20

Link copiado!

Greg Baker | AFP | Getty Images
Greg Baker | AFP | Getty Images

Considerada uma das empresas mais valiosas da atualidade, a ByteDance, proprietária do TikTok, intensificou sua expansão no campo do comércio eletrônico, com o recente lançamento do seu novo aplicativo de compras Fanno em algumas regiões da Europa.

Com o foco na diversificação dos negócios, a big tech lançou o aplicativo dias antes do evento anual da Black Friday que ocorre em 26 de novembro. O software está disponível nas plataformas da App Store para dispositivos da Apple e no Google Play para dispositivos Android na França, Alemanha, Itália, Espanha e Grã-Bretanha, por enquanto.

Segundo a empresa de pesquisa de mercado, Annie, a Fanno ficou em 240º lugar entre os aplicativos iOS mais baixados no último sábado na média entre regiões onde o App está disponível, além disso, a pesquisa também mostrou que a plataforma de compras teve melhor performance na Grã-Bretanha e na Itália.

Continua após a publicidade

O novo app conta com diferenciais como promoções, incluindo produtos custando menos de 0,01 libra (R$ 0,75) para clientes novos, além de frete gratuito, compras sem valor mínimo de pedido e cupons de desconto. Segundo um representante da ByteDance, o novo app da empresa terá operação separada do TikTok e do TikTok Shopping, modalidade resultante de uma parceria feita pela gigante com a Shopify, disponível somente nos EUA e no Reino Unido.

De acordo com fontes chinesas, a Fanno contatou diversos vendedores grandes da Amazon do leste da China nos primeiros dias e assinou um acordo de confidencialidade, porém os requisitos específicos ainda não foram anunciados. Além disso, o novo marketplace da ByteDance planeja criar uma plataforma seguindo os padrões do Taobao, do Alibaba e da Pinduoduo.

Com a crescente repressão de Pequim em relação ao setor de tecnologia nos últimos meses, a ByteDance pode enfrentar certos desafios no seu processo de expansão, porém o lançamento da Fanno também pode consistir em uma estratégia da empresa para fugir das regras rígidas das autoridades chinesas.

Continua após a publicidade

A dona do TikTok também planeja lançar outro aplicativo de compras independente chamado Douyin Box na China, segundo um relatório publicado pela Chinese Tech Media no portal chinês 36kr, mas até o momento a empresa não anunciou a data de lançamento. O Douyin é uma versão chinesa do TikTok que tem expandido o conceito de live-commerce no país.

Apesar da popularidade do TikTok, a receita da ByteDance pode registrar um crescimento de 60% neste ano, com grande parte proveniente da Douyin e do agregador de notícias Jinri Toutiao, segundo um relatório do portal The Information.

Fonte: SCMP,sohu