Diversidade e local de trabalho digital inovam o ambiente corporativo

Por Hamilton Berteli | 15 de Abril de 2016 às 13h25

Grande parte das empresas busca diferenciais em um mercado cada vez mais competitivo. E, para aumentar a produtividade e a vantagem competitiva nesse mundo hiperconectado, aponto dois princípios relacionados ao ambiente laboral que podem ser grandes catalisadores de resultados nesse âmbito: em primeiro lugar, o aumento da diversidade da força de trabalho; e, em segundo lugar, a criação de um ambiente de trabalho digital flexível, no qual os processos de negócios são adaptados ao contexto da indústria, levando em consideração a função, a localização e as tarefas de cada funcionário.

Atualmente, há uma ligação bastante clara entre a diversidade e o sucesso do negócio. Uma pesquisa realizada em 2013 pelo Center for Talent Innovation em Nova Iorque descobriu que as empresas de capital aberto, com uma maior diversidade, possuíam 45% mais chances de expandir seu market-share em relação ao ano anterior e 70% eram mais propensas a ter chegado a um novo mercado. Além disso, mais recentemente, o American Sociological Institute demonstrou que o aumento de 1% na diversidade de gênero e etnia nas empresas, algo que incrementou em 3% a receita.

Ou seja, ao permitir que as pessoas tragam o seu “eu completo” para o trabalho, as empresas estimulam que elas conectem o seu “eu melhor” para cada tarefa, projeto, interação com cliente ou atividade que os envolva. Intencionalmente, construir equipes com diversos tipos de formações, experiências e pensamentos estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras e que ofereçam pontos de vista holísticos e criativos, se traduzindo em melhores experiências para os clientes e colaboradores.

Neste desafio, as tecnologias e inovações, que compõem o conceito atual de ambiente de trabalho digital, surgem como personagens preponderantes para a adoção da diversidade. Afinal, já estamos plenamente acostumados a ter experiências digitais que facilitam nosso dia a dia e começamos a exigir o mesmo em nosso local de trabalho. Por exemplo, estatísticas mostram que 70% das pessoas se sentem mais saudáveis trabalhando em um espaço diferente do escritório tradicional.

De acordo com a pesquisa da Avanade, das organizações que adotaram ferramentas para um local de trabalho digital, 99% experimentaram benefícios aos negócios, incluindo o engajamento de funcionários, crescimento da produtividade e receita. Além disso, 88% das empresas descritas como mais rentáveis adotou ao menos uma solução de tecnologia relacionada a um local de trabalho digital. Além disso, um verdadeiro local de trabalho digital tem provado ser um diferencial importante no processo de atração, retenção e percepção de valor dos melhores talentos globalmente, além de acelerar a inovação em produtos e serviços das empresas.

Em nossa vida cotidiana, usamos redes sociais em qualquer lugar e dispositivo para estarmos incluidos em múltiplas comunidades e recebermos e provermos influência. Assim aumentamos nosso conhecimento do mundo, das ideias e dos desenvolvimentos da sociedade e de nosso círculo de amigos. No ambiente de trabalho temos resultado similar quando adotamos um verdadeiro local de trabalho digital, que integra ambientes sociais, mobilidade, Analytics e nuvem, da mesma forma estimulando a diversidade e a pluralidade de ideias e conceitos que vai além do ambiente físico. Este contexto se torna um facilitador importante em prol da necessidade de constante colaboração – que, por vezes, pode ser um eterno desafio dentro das empresas. O resultado de toda esta equação é bastante rico, já que gera um cenário fértil para o surgimento de ideias inovadoras e disruptivas, que podem alavancar novos negócios e projetos, com resultados cada vez mais competitivos e conectados com as mais recentes necessidades de clientes e colaboradores.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.