Publicidade

Dilma aprova lei de oneração de folhas de pagamento de 56 setores, incluindo TI

Por| 02 de Setembro de 2015 às 08h36

Link copiado!

Dilma aprova lei de oneração de folhas de pagamento de 56 setores, incluindo TI
Dilma aprova lei de oneração de folhas de pagamento de 56 setores, incluindo TI

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que prevê a desoneração na folha de pagamento que foi concedida a 56 setores da economia e que aumenta as alíquotas incidentes sobre a receita bruta das empresas.

O setor de tecnologia da informação será um dos mais impactados e Dilma ainda vetou um trecho do projeto que previa a tributação diferenciada para o setor têxtil. Tanto a sanção quanto o veto estão publicados em edição extra do Diário Oficial da União.

Após vários meses de negociação, a medida foi finalmente aprovada no dia 19 de agosto pelo Senado, sendo a última medida do ajuste fiscal que ainda dependia de aprovação do Congresso. A renúncia fiscal foi criada em 2011 pelo Governo e, em 2014, atingiu cerca de R$ 22 bilhões em renúncia fiscal. A desoneração fazia a troca da contribuição patronal de 20% sobre a folha de pagamento para a Previdência por alíquotas incidentes na receita bruta das empresas.

Agora, o Governo aumentou as duas alíquotas atuais de 1% e 2% para 2,5% e 4,5%, respectivamente. A mudança pode arrecadar aproximadamente R$ 10 bilhões e deve entrar em vigor no dia primeiro de dezembro, pois são necessários 90 dias para a alteração da tributação ser concluída.

Continua após a publicidade

Para o setor têxtil, o trecho vetado previa alíquota de 1,5%, mas Dilma afirmou que o tratamento especial resultaria em prejuízos sociais, além de contrariar a lógica econômica do projeto.

"A inclusão dos dispositivos, ao conceder alíquota diferenciada ao setor, implicaria prejuízos sociais e contrariaria a lógica do projeto de lei original, que propôs ajustes necessários nas alíquotas da contribuição previdenciária sobre a receita bruta, objetivando fomentar, no novo contexto econômico, o equilíbrio das contas da Previdência Social", diz o veto.

Porém, outros setores tiveram aumentos diferenciados na tributação. Nos setores de call center e transportes rodoviários, ferroviários e metroviários de passageiros, por exemplo, a taxa aumentou de 2% para 3%.

Já empresas jornalísticas e de rádio e televisão, setor de transporte de cargas, transporte aéreo e marítimo de passageiros, operadores de portos, setor calçadista e produção de ônibus e confecções ganharam aumento de 1% para 1,5%.

Continua após a publicidade

Os setores que não obtiveram aumento, permanecendo com tributação de 1% sobre a receita bruta, são os de carnes, peixes e derivados.

Fonte: IDGNow