Dicas para prolongar a carga da bateria do seu novo Moto X

Por Redação
photo_camera Divulgação/Motorola

Fazer a bateria do seu smartphonedurar mais é sempre um desafio, afinal nem sempre uma carga completa é o suficiente para as suas necessidades — e também não é todo dia que você encontra uma tomada para recarregar o gadget.

Assim, é importante desenvolver certos hábitos de uso para não ficar na mão sem o celular logo cedo. E, claro, vale lembrar que estes aparelhos foram feitos para serem utilizados, então o ideal é que você possa usufruir de seus recursos e ainda assim poupar a bateria.

Nós selecionamos aqui algumas dicas de como poupar a bateria do Moto X (2014) e fazê-la durar mais. De modo geral, as sugestões que você vai encontrar aqui são um pouco do básico para qualquer aparelho — ou seja, se você chegou até este artigo, mas tem outro smartphone, basta adaptar as dicas para realidade do seu aparelho.

Desative conexões desnecessárias

Há um contraste entre estar dentro de algum lugar e estar ao ar livre. Dentro dos lugares (casa, escritório, café etc.) é mais comum usarmos o Wi-Fi do que a conexão 3G ou 4G, mas, na rua, a rede de dados móvel ainda costuma ser a primeira opção, pois nem sempre há uma conexão gratuita e funcional à disposição.

Assim, quando você está somente no 3G/4G, não há porque ativar as conexões Wi-Fi do seu aparelho. Isso porque quando esta função está ligada, o seu Moto X vai continuar procurando por uma rede Wi-Fi para se conectar e a consequência disso é clara: gasto desnecessário da bateria.

MOTO X 2014

O mesmo se aplica para Bluetooth e GPS: quando não estiver usando, desative. Você não será prejudicado e o seu aparelho permanecerá vivo por mais tempo.

Brilho da tela: é melhor diminuir

Nem sempre você precisa da sua tela brilhando ao máximo, especialmente se você não está em ambientes muito iluminados. Quanto mais escuro for o lugar em que você estiver, menos brilho será necessário para você ver perfeitamente o conteúdo exibido no display do smartphone.

Então, quando estiver dentro de algum lugar — de casa, do escritório, da biblioteca, da faculdade etc. —, em um ambiente fechado, a dica é reduzir o brilho da tela. Lembre-se também que, se você não costuma usar o seu aparelho debaixo do sol, mantê-lo com o brilho em 100% é desnecessário, portanto talvez não seja necessário nem mesmo alterar essa configuração ao sair para a rua.

Tela desligada não consome bateria

Um dos pontos cruciais para poupar bateria é manter a tela do dispositivo desligada sempre que possível. Por isso, é importante ir às configurações do Android e reduzir ao máximo o tempo que ele leva para desligar automaticamente.

MOTO X 2014

Além disso, quando você recebe notificações e está com o Moto Display ativado, o ideal é deslizar o aviso para o lado rapidamente. Assim, a tela logo se apaga e você evita gastos desnecessários de sua bateria. Mais uma ação bem simples para prolongar a carga do seu celular.

Essas dicas são simples, mas podem trazer resultados significativos. Vale lembrar, é claro, que smartphones consomem bastante energia, este é o padrão, então tente encontrar um equilíbrio entre as suas necessidades de uso e as possibilidades de recarga do seu gadget.