Dicas para liberar espaço no seu iPhone, iPad e iPod

Por Sérgio Oliveira

Independentemente da versão do seu iPhone ou iPad, mais cedo ou mais tarde você esbarrará com a mensagem de que seu iGadget está abarrotado, sem espaço para mais nada. Junto com a mensagem de alerta vem um sentimento de desespero, pois não sabemos muito bem o que excluir do aparelho ou quais arquivos merecem ser salvos num backup e quais podem ir direto para o espaço.

Se você passa por isso com uma certa frequência, sobretudo na hora de atualizar o seu iOS, calma que vamos lhe ajudar a não passar mais por esse perrengue. Abaixo listamos algumas dicas para você guardar o que é mais importante para você sem comprometer o sistema de armazenamento interno do seu iPhone ou iPad e o que pode ser removido sem medo de ser feliz. Vamos lá ajeitar essa bagunça?

Esta mensagem toca o terror em usuários com iPhone ou iPad com pouco espaço de armazenamento, sobretudo na hora de atualizar o iOS

Esta mensagem toca o terror em usuários com iPhone ou iPad com pouco espaço de armazenamento, sobretudo na hora de atualizar o iOS (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Libere o espaço usado por apps e arquivos multimídia

Antes de passar a faca nos apps e arquivos que você julga desnecessários, o ideal é ter uma visão panorâmica do que anda ocupando mais espaço no seu iPhone ou iPad. Para isso, acesse os "Ajustes" do seu aparelho, depois o menu "Geral" > "Uso" e, finalmente, a seção "Gerenciar Armazenamento". Lá, você verá o que anda pesando mais no seu dispositivo.

O gerenciamento de armazenamento dá uma visão geral de quais apps estão ocupando mais espaço no seu iPhone ou iPad

O gerenciamento de armazenamento dá uma visão geral de quais apps estão ocupando mais espaço no seu iPhone ou iPad (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Vale notar que essa ferramenta só exibe o espaço ocupado por cada app instalado no seu telefone, não sendo possível, por exemplo, ver quantos GB de vídeo, fotos ou música há por aqui. De toda forma, essa ainda é uma excelente maneira de saber o que anda ocupando mais espaço antes de dar o pontapé inicial.

Selecione os apps que mais estão pesando no seu sistema e analise se você realmente os utiliza com tanta frequência assim para justificar tanto espaço perdido. Caso a resposta seja negativa, toque sobre ele e logo na sequência selecione a opção "Apagar aplicativo" sem dó e sem piedade.

Para os casos de apps que estão ocupando muito espaço e não são muito usados, o usuário pode exclui-los diretamente da lista, bastando tocar sobre ele e em seguida em Apagar Aplicativo

Para os casos de apps que estão ocupando muito espaço e não são muito usados, o usuário pode exclui-los diretamente da lista, bastando tocar sobre ele e em seguida em "Apagar Aplicativo" (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Move suas fotos para a nuvem ou para o seu computador

As pessoas estão cada vez mais tirando fotos com seus iGadgets e esse comportamento aliado à qualidade cada vez maior das câmeras é a receita perfeita para consumir uma enorme quantidade de armazenamento do aparelho.

Infelizmente, você deve ter percebido que a dica acima não funciona para o app "Fotos e Câmera". Portanto, para resolver esse impasse, você pode optar por armazenar as suas fotos no iCloud com o novo recurso Fototeca do iCloud. Com ele ativado, é possível definir o armazenamento das imagens em alta resolução nos servidores da Apple e uma cópia em menor resolução localmente, de maneira a ocupar a menor quantidade de espaço possível no iGadget.

Para isso, acesse os "Ajustes" do seu aparelho, toque em "iCloud" > "Fotos. Na tela que aparece, ative o recurso "Fototeca do iCloud" e, na sequência, a opção "Otimizar no iPhone/iPad". Dessa forma, as fotos originais serão salvas nos servidores do iCloud, enquanto uma cópia em resolução menor será gerada e guardada no seu iPhone ou iPad.

A Fototeca do iCloud é uma alternativa nativa para controlar o espaço consumido por fotos no iPhone e iPad. Ativá-lo enviará as imagens para os servidores da Apple e armazenará uma cópia em resolução menor localmente

A Fototeca do iCloud é uma alternativa nativa para controlar o espaço consumido por fotos no iPhone e iPad. Ativá-lo enviará as imagens para os servidores da Apple e armazenará uma cópia em resolução menor localmente (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Embora funcione muitíssimo bem, o iCloud sofre com um problema crônico: o espaço gratuito disponibilizado para o usuário. Quem não quer desembolsar nem um tostão com o serviço, tem apenas 5 GB de armazenamento disponíveis para armazenar fotos, vídeos e backup dos apps do iOS. É claro que sempre é possível contratar um pacote adicional de 20 GB por US$ 0,99 mensais ou 200 GB por US$ 3,99 mensais. Contudo, essa característica pode acabar afugentando alguns usuários, que também podem optar por outras soluções.

Se nenhuma solução alternativa agradar, sempre há o bom e velho backup direto para o computador. Para isso, conecte o seu iPhone ou iPad ao seu computador, transfira todas as suas fotos para ele e, por fim, apague todas as fotos e vídeos para liberar espaço.

Instale atualizações do iOS mesmo com pouco espaço de armazenamento

O fantasma da falta de espaço assola principalmente os donos de iPhones mais antigos, que têm apenas 8 GB de armazenamento interno. Se você é um deles, certamente sabe o quão difícil é manter seu dispositivo atualizado e funcionando com tudo o que há de mais atual por aí - sobretudo a versão mais recente do iOS.

Quando um novo update do sistema sai, não raramente esses usuários são avisados da falta de espaço para instalá-lo utilizando o sistema "over-the-air". E é justamente esse o momento em que bate o desespero e muitos saem excluindo tudo, deixando o iPhone completamente capado, quase que com as configurações de fábrica. Se você passou e ainda passa por isso, calma.

Antes de partir para o desespero, saiba que você pode usar o iTunes para contornar esse problema. Instale-o no seu computador, plugue seu iPhone ou iPad, abra o iTunes e selecione o seu dispositivo. Na sequência, clique em "Buscar Atualização" e o iTunes lhe dirá se há alguma atualização que precise ser feita.

Atualizar o iOS pelo iTunes não exige que você exclua seus apps e/ou fotos e vídeos do iPhone ou iPad. Aqui, a atualização é baixada para o seu computador e instalada diretamente no seu dispositivo

Atualizar o iOS pelo iTunes não exige que você exclua seus apps e/ou fotos e vídeos do iPhone ou iPad. Aqui, a atualização é baixada para o seu computador e instalada diretamente no seu dispositivo (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Em caso positivo, o software fará o download do pacote de atualização para o seu computador e o instalará no seu iPhone ou iPad sem a necessidade de você apagar suas fotos, vídeos e aplicativos.

Se você já passou por esses perrengues e encontrou uma solução diferente das indicadas neste artigo, conta para gente a sua dica e o que você fez na caixa de comentários aqui embaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.