Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dica de app: experimente a Cortana para Android

Por| 30 de Julho de 2015 às 08h55

Link copiado!

Dica de app: experimente a Cortana para Android
Dica de app: experimente a Cortana para Android

Depois de muitos rumores e inclusive executivos da empresa negando, a Microsoft confirmou que a Cortana, a assistente pessoal do Windows Phone, também chegará a outras plataformas, além do desktop com Windows 10. A chegada da assistente no Android e iOS deveria ter ocorrido nesta quarta-feira (29), mas até agora ainda não há sinal da assistente nas lojas de apps dos sistemas rivais da Microsoft. Até o lançamento oficial, no entanto, você pode experimentar a Cortana no Android graças a uma versão de testes que vazou na internet recentemente.

Ao executá-la pela primeira vez, você deve seguir uma pequena sequência de inicialização informando seus dados básicos para que a Cortana possa funcionar corretamente. Primeiro, claro, o seu nome.

Em seguida, a Cortana pede sua conta da Microsoft para poder sincronizar os dados. Pronto, sua assistente pessoal já está funcionando no Android.

Continua após a publicidade

O que ela pode fazer

No momento as funcionalidades da Cortana no Android são bem limitadas, então ela realmente não será uma ferramenta de extrema utilidade. Quando for lançada oficialmente, aí sim deve se tornar tão importante quanto o Google Now.

Apesar disso, você pode perguntar a previsão do tempo para algum local, incluindo, claro, sua localização atual. Também é possível configurar alarmes ou verificar eventos no calendário e ainda solicitar lembretes baseados em hora ou local.

Continua após a publicidade

Algumas funções relacionadas ao local também estão disponíveis. Experimente falar ou digitar "show me nearby restaurants" e ela te dará uma lista dos restaurantes nas redondezas, apesar de não ser lá muito precisa.

Continua após a publicidade

Tentamos solicitar direções de trânsito para um determinado local, mas não funcionou muito bem. Além disso, ela não se integra ao sistema como acontece com o Google Now, tampouco tem uma integração profunda com os serviços da Microsoft, como o Google o faz.

Quanto ao idioma e lançamento oficial

O maior problema, antes mesmo das limitações, é o fato da Cortana ainda não falar português. Segundo executivos da empresa, esse problema deve ser resolvido no próximo ano, quando a assistente chegará oficialmente no país.

Continua após a publicidade

Ressaltamos que essa versão é de testes internos então só o fato da Cortana já funcionar corretamente é satisfatório. Quando for lançada oficialmente, ela deve ter total integração tanto com os serviços da Microsoft quanto com sistemas Windows rodando em outro dispositivo. Ficamos realmente curiosos para saber como será essa interação.