DevOps: tendência para as empresas, desafio para os profissionais de TI

Por Colaborador externo | 31 de Agosto de 2015 às 09h06

Por Maicon Rocha Alegre*

A capacidade de adaptação é uma das características mais interessantes do ser humano. No lado profissional, a TI é uma das áreas de atuação em que essa maleabilidade é mais exigida, já que cada dia traz uma nova tecnologia, uma nova forma de trabalhar. E a tendência do momento é o DevOps.

Sua empresa pode adotar os processos e as ferramentas de automação mais eficientes do mercado, mas fomentar uma cultura DevOps não é usar uma ferramenta, simplesmente. Ela se caracteriza pela alta colaboração entre as diferentes funções, o foco em negócios em vez de objetivos departamentais e pela confiança de que a aprendizagem ocorre por meio da experimentação. Práticas Lean e Agile são fundamentais nesse processo – e se sua organização já as aplica, serão de grande auxílio para chegar a uma cultura de DevOps.

A implantação dessa cultura se dá com os líderes trabalhando junto aos seus times na criação de um ambiente colaborativo entre as diferentes áreas, fazendo com que fiquem voltados para o negócio em um clima de ajuda mútua por conta do objetivo em comum. A adoção do DevOps pode implicar também um grande investimento em arquitetura e em sistemas. Os times de desenvolvimento que usam processos DevOps são geralmente pequenos, com escopo limitado para o que produzem. A compatibilidade é garantida por uma coordenação entre os times ou uma boa definição de arquitetura. Uma base geral para projetos que adotam práticas DevOps é a arquitetura baseada em microserviços, onde a funcionalidade total do sistema deriva da composição de vários serviços.

A construção dessa mentalidade requer que as pessoas mudem. O profissional de TI precisa abrir a mente, conhecer esta tendência, saber se sua empresa já utiliza DevOps e, se for o caso, chamar a atenção para a nova mentalidade e forma de trabalhar. É importante ainda estudar as ferramentas mais adequadas para a execução de tarefas repetitivas. Outro ponto fundamental é a sinergia, com os times de desenvolvimento e operações trabalhando sem objetivos individuais ou da área, mas com o mesmo foco da organização. Os profissionais devem agregar colaboração, automação, práticas Lean e tudo que compõe a cultura DevOps no seu dia a dia, alinhados com o objetivo da empresa e fazendo do negócio o principal beneficiado.

Para enfrentar a mudança pode-se encará-la e sair na frente, ou resistir e ficar para trás. DevOps já é uma realidade e quem não encarou está ficando para trás há algum tempo. Profissionais de TI devem estar engajados e comprometidos com a redução de tarefas repetitivas e menos interferência humana na entrega do software em produção, reduzindo a possibilidade de erros. A empresa vai ganhar e você também reduzirá seu trabalho braçal e terá tempo para outras atividades.

*Maicon Rocha Alegre é DBA/ Administrador de Banco de Dados na ilegra.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.