Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dell EMC World 2016: Retrospectiva

Por| 03 de Novembro de 2016 às 12h50

Link copiado!

Dell EMC World 2016: Retrospectiva
Dell EMC World 2016: Retrospectiva

Por David Goulden*

O primeiro Dell EMC World terminou na semana passada. O entusiasmo e a euforia nos corredores foram realmente impressionantes. Depois de apenas seis semanas como empresas unidas, tivemos um começo inacreditavelmente rápido e sólido ao anteciparmos uma série de novos produtos que reúnem tecnologias líderes do setor da família Dell Technologies.

Os anúncios, as apresentações, as sessões em grupos e as conversas com nossos clientes, parceiros e influenciadores foram centrados na transformação digital e da TI. Agora, é de conhecimento comum de que todos os setores estão enfrentando a inovação digital à medida que a tecnologia muda rapidamente o modo como vivemos e trabalhamos.

Essa tremenda oportunidade é acompanhada de um “receio digital”. Enquanto as empresas buscam a maneira de conduzir essa oportunidade, participando e buscando obter sucesso na nova era digital, organizações de todos os tipos e tamanhos sentem a pressão para se tornarem uma empresa de fato digital.

Continua após a publicidade

Isso foi demonstrado em um recente estudo da Dell Technologies, no qual aproximadamente metade dos líderes de negócios globais de empresas de médio e grande porte admitiram que não está claro como seu setor estará daqui a três anos.

Esses líderes acreditam também que mudar para um modelo em nuvem, expandir a capacidade de desenvolvimento de software e possibilitar uma inovação mais será crucial para chegar à transformação digital.

Revelou-se que a maioria das organizações está lutando para desenvolver seus datacenters, com 69% dos participantes da pesquisa afirmando que são afetados pelo excesso de aplicações transacionais. Eles enfrentam também o desafio de reduzir a proliferação e os gastos e, ao mesmo tempo, precisam manter seus sistemas atualizados.

Como o setor de TI chegou a essa posição? E o que está por vir?

Continua após a publicidade

Tudo da TI está acelerando exponencialmente. A Lei de Moore continua verdadeira, à medida que os recursos tecnológicos avançam 10 vezes a cada cinco anos. Isso significa que há 15 anos, tudo era 1.000 vezes mais lento do que hoje. Durante a era client-server, a TI se concentrava na automação do back office, middle-office e usuários finais. Os sistemas de TI eram implementados com ênfase no processo, na eficiência e na confiabilidade. Além disso, grande parte do tempo da TI era dedicado à implementação de aplicativos tradicionais em pacotes e não no desenvolvimento de software.

Agora, com a rápida evolução que se presenciará nos próximos 15 anos, podemos esperar um avanço de 1.000 vezes nos recursos tecnológicos. Isso implicará em uma era de TI drasticamente diferente. A Internet das Coisas está nos levando rapidamente ao caminho dos negócios e da economia habilitados pela TI. Há outra profunda mudança em andamento: A TI deixará de ser apoio para os negócios e se tornará o próprio negócio.

A tecnologia será inerente em todos os aspectos dos negócios. O foco será deslocado dos sistemas de registro para sistemas de envolvimento e percepção concentrados em usar a inovação de TI para desenvolver produtos, ofertas e serviços novos. Com esse deslocamento vem um desejo renovado e a necessidade de desenvolver software que resulte na diferenciação — ou superação — da concorrência. A capacidade de diferenciação com software continuará a criar vendedores e perdedores em todos os setores.

Grande parte de minhas conversas com clientes se concentram em como a TI pode impactar e sustentar essa transformação.De acordo com a estimativa de analistas, a era client-servidor de gastos teve seu pico em US$ 2,7 trilhões. Essa quantia foi investida em aplicativos tradicionais client-servidor que administram os negócios atuais. Ao que parece aplicativos tradicionais que não sairão de cena tão cedo.

Continua após a publicidade

Como os orçamentos de TI não crescem exponencialmente, a TI deve se concentrar em otimizar a infraestrutura e os aplicativos tradicionais para executar tecnologias como o SAP e Oracle, de modo mais eficiente. Retirando o custo da TI tradicional as novas iniciativas digitais de TI poderão ser financiadas com mais facilidade.

Essas novas iniciativas digitais serão habilitadas por aplicativos nativos à nuvem. Eles são stateless (versáteis), distribuídos e scale-out por natureza, com resiliência integrada ao aplicativo, aproveitando os processos de desenvolvimento DevOps. Essas soluções têm 1.000 usuários a mais por aplicativo, com cada usuário gerando 1.000 vezes mais dados, levando a conjuntos de dados que podem ser 1 milhão de vezes maior do que em ambientes tradicionais.

Para a TI, isso apresenta um duplo desafio: acelerar a transformação digital para dar suporte aos requisitos dos novos aplicativos nativos à nuvem e, ao mesmo tempo, suporte a aplicativos tradicionais que administram os negócios atuais.

A TI deve ser uma especialista e visionária em paradigmas de arquitetura e operacionais distintos. O caminho mais claro em direção à transformação da TI e solução desse duplo desafio é por meio da estratégia de nuvem híbrida que, conforme acreditamos, aproveitará várias nuvens híbridas.

Continua após a publicidade

O primeiro passo para obter isso é a modernização do datacenter. Princípios fundamentais da tecnologia, como scale-out, flash, definido por software e habilitado para nuvem, são essenciais para um datacenter moderno.

Após estabelecer um datacenter moderno e sua infraestrutura, o próximo passo é a automatização. Habilitar um ambiente simplificado e de autoatendimento permite que as organizações dimensionem uma operação e mantenham a confiabilidade. E por fim, a transformação para um modelo de ITaaS (IT as a Service, TI como serviço).

A Dell EMC tem o compromisso de inovar para que os clientes tenham a infraestrutura necessária para a transformação, ao mesmo tempo em que equilibra um conjunto de prioridades cada vez mais complexo. Deixe a transformação começar.

*David Goulden é Presidente do Infrastructure Solutions Group na Dell EMC.