Data center de US$ 1 bilhão da Apple na Irlanda sofre objeções

Por Redação | 28 de Novembro de 2016 às 14h45

Em agosto deste ano, a Apple anunciou que o seu plano para fazer um data center de US$ 1 bilhão na Irlanda tinha recebido aprovação dos órgãos reguladores do país. Agora, parece que a construção foi adiada devido a algumas objeções ao projeto.

A construção foi adiada porque três pessoas contestaram o potencial impacto ambiental da estrutura, e agora moradores da cidade agrícola de Athenry, local escolhido para a obra, estão preocupados que a Apple possa levar o data center para outro lugar. Líderes comunitários da região chegaram a organizar um comício a favor do projeto, dizendo que Athenry estava do lado da Apple.

"Isso não afeta apenas Athenry, mas a Irlanda como um todo", disse Paul Keane, 39 anos, cuja família vive na área há décadas. "Se a Apple sair, o que isso diz sobre a Irlanda? É certo que temos um sistema justo e aberto, mas ela não pode ser arrastada para fora."

O que ele quer dizer é que este é um dos maiores investimentos da Apple em território europeu, mas é um negócio ainda maior para a Irlanda, que perdeu um de seus maiores parceiros comerciais após o voto favorável ao Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia). Além disso, Donald Trump também está minando o status da Irlanda como um refúgio para as empresas dos Estados Unidos na Europa.

A construção do data center estava originalmente prevista para começar em meados de 2017, mas os atrasos fizeram com que as obras fossem jogadas para março de 2019.

Fonte: Bloomberg