Dassault Systèmes adquire Ortems, empresa de otimização de produção industrial

Por Redação | 16.06.2016 às 11:25

A Dassault Systèmes, da empresa 3DEXPERIENCE, anunciou a aquisição da Ortems, fornecedora de softwares de programação e otimização de produção industrial. A transação foi concluída no final de maio e traz um horizonte de atuação em 60 países.

Especialista em planejamento colaborativo da manufatura e em software de programação de produção, a Ortems passa a integrar a 3DEXPERIENCE com o objetivo de planejar, executar e otimizar as operações industriais de manufatura dos clientes, ampliando a plataforma e suas soluções desde a manufatura até a entrega. A Ortems é sediada em Lyon, na França, e teve um faturamento anual de 5 milhões de euros em 2015.

As soluções Agile Manufacturing e PlannerOne, da Ortems, são utilizadas no gerenciamento de operações de manufatura de fábricas inteligentes, nas quais sistemas de TI altamente sincronizados apoiam a conexão entre o design virtual e a produção física. A empresa atua nas indústrias aeroespacial e defesa, automotiva, equipamentos industriais, alta tecnologia, ciências da vida, embalagens e até bens de consumo. "Hoje, a arte da manufatura significa inventar e reinventar-se constantemente. Plataformas avançadas de inovação e colaboração que reúnem grandes mentes, ideias, soluções e informações tornam isso possível”, afirma Bernard Charlès, Presidente e CEO da Dassault Systèmes.

Fábricas são naturalmente instáveis por conta de paradas de máquinas, falta de mão de obra e de habilidades, mudança de ordens e disrupturas das cadeias de suprimentos. Ferramentas como as oferecidas pela Ortems absorvem as complexidades do negócio e produzem programações otimizadas. Os usuários podem automatizar, otimizar e comparar planos de produção para cumprirem seus prazos e aumentar a utilização de recursos e a lucratividade.

“Como parte da Dassault Systèmes, podemos oferecer ao mercado um portfólio único de gerenciamento de operações de manufatura que fecha o ciclo entre o desenho do processo e a execução da produção no chão de fábrica, incluindo o planejamento da cadeia de suprimentos, em operações industriais globais", afirmou René Desvignes, presidente e CEO da Ortems.