Cultura corporativa é um dos maiores obstáculos à digitalização no Brasil

Por Redação | 01 de Julho de 2016 às 08h48

Uma pesquisa realizada pela fornecedora de software Bizagi revelou que a maioria das empresas brasileiras (96% das entrevistadas) passa por dificuldades e turbulências na hora de migrar seus negócios para as plataformas digitais. A média global é de 87%, mostrando que o mercado brasileiro ainda está atrasado no que diz respeito à digitalização. Os principais obstáculos são a cultura corporativa, a complexidade organizacional, a falta de processos que viabilizam a digitalização, a colaboração dos funcionários e a inovação.

O estudo conversou com mil profissionais de TI ou responsáveis pela experiência do cliente e concluiu que a cultura corporativa “engessada” é um dos maiores empecilhos para que as empresas abracem a digitalização. Fatores como a velocidade para implementar mudanças e a complexidade dos processos foram mencionados como alguns dos grandes culpados por essa realidade, mas isso também acontece lá fora: em todo o mundo, apenas uma a cada três empresas está com projetos de transformação digital em andamento. Os Estados Unidos e o Canadá possuem o maior número de empresas implementando novos projetos digitais, enquanto que, na América Latina, o Brasil encabeça a lista com 39% de empresas nesse caminho, contra 27% no México e 20% na Colômbia.

Ainda de acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados acreditam que o ritmo de mudança está aumentando, e 82% deles crê ser importante acelerar a velocidade de transformação para acompanhar a evolução do setor - do contrário, o mercado corporativo brasileiro ficará estagnado. O relatório ainda pontuou que a transformação apresenta riscos e benefícios. Enquanto 60% das empresas disseram que a agilidade operacional é um fator crítico, outras 54% mencionaram a necessidade de responder à evolução das expectativas de seus clientes.

“A expectativa do cliente está transformando o pensamento empresarial e motivando a transformação digital”, disse Juan Manuel Mogollon, vice-presidente da Bizagi para a América Latina. O executivo completou explicando que “a maioria das empresas está lutando para contornar os desafios que acompanham a transformação digital, e o segredo é conhecer os fatores por trás dessa mudança e criar a agilidade necessária para responder rapidamente”.

Fonte: CIO

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.