Cortana em português atrasa no Brasil e agora só chega em 2016

Por Redação | 16 de Dezembro de 2015 às 13h21

Desde que anunciou as primeiras novidades sobre a Cortana, a Microsoft havia dito que sua assistente pessoal chegaria para os usuários brasileiros até o final de 2015. Os meses foram passando e nada da empresa dar um parecer sobre quando o software receberia o português como idioma nativo. Agora, a companhia jogou um balde de água fria naqueles que tinham esperança de que a versão tupiniquim da plataforma chegasse ainda neste ano.

Questionado por um usuário no Twitter sobre quando a Cortana ganharia uma versão no português do Brasil, Gabe Aul, gerente geral de engenharia da Microsoft, comentou que trazer a assistente para os inscritos no Programa Insiders é uma "prioridade" para ele e sua equipe de desenvolvedores. A ideia inicial era que isso acontecesse até o final de 2015, mas os planos tiveram de ser adiados e agora a Cortana tem previsão de lançameno para "o ano novo".

Neste caso, é importante destacar que "ano novo" não é exatamente na virada de 31 de dezembro para 1º de janeiro, mas sim em algum momento logo no início de 2016. Prova disso é que até o site da Microsoft já possui uma seção dedicada à Cortana e que está totalmente traduzida para o nosso português. Ou seja, é questão de tempo até que a plataforma fale conosco sem a necessidade de mudar o idioma do nosso aparelho para outra língua que já conta com suporte ao serviço.

"Cortana foi desenvolvida para ajudar você com as tarefas diárias. Ela presta atenção àquilo que você está fazendo e fornece informações úteis quando você precisa. E, diferentemente de outros assistentes pessoais digitais, você tem controle total sobre a quantidade de informações de que ela dispõe sobre você", destaca a companhia na página oficial da Cortana.

Outro detalhe que não podemos esquecer é que, na última semana, a Microsoft anunciou que o Skype agora pode traduzir em tempo real as conversas de áudio em português brasileiro para inglês, francês, italiano, mandarim, alemão e espanhol — justamente os idiomas que a Cortana fala atualmente.

A última atualização da Cortana veio junto com o update Threshold 2, lançado para Windows 10 em meados de novembro. Entre as principais novidades está a possibilidade de rastrear ingressos comprados por você e informar os melhores trajetos para o local daquele evento, garantindo que você não chegue atrasado, além de entender anotações por escrito, como datas e endereços, feitas por uma caneta ou dedos na tela (desde que seu PC tenha este recurso), ajudando a montar lembretes.

Fonte: Gabe Aul (Twitter)