Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cortana em português atrasa no Brasil e agora só chega em 2016

Por| 16 de Dezembro de 2015 às 13h21

Link copiado!

Cortana em português atrasa no Brasil e agora só chega em 2016
Cortana em português atrasa no Brasil e agora só chega em 2016

Desde que anunciou as primeiras novidades sobre a Cortana, a Microsoft havia dito que sua assistente pessoal chegaria para os usuários brasileiros até o final de 2015. Os meses foram passando e nada da empresa dar um parecer sobre quando o software receberia o português como idioma nativo. Agora, a companhia jogou um balde de água fria naqueles que tinham esperança de que a versão tupiniquim da plataforma chegasse ainda neste ano.

Questionado por um usuário no Twitter sobre quando a Cortana ganharia uma versão no português do Brasil, Gabe Aul, gerente geral de engenharia da Microsoft, comentou que trazer a assistente para os inscritos no Programa Insiders é uma "prioridade" para ele e sua equipe de desenvolvedores. A ideia inicial era que isso acontecesse até o final de 2015, mas os planos tiveram de ser adiados e agora a Cortana tem previsão de lançameno para "o ano novo".

@mns7neves7 It’s a top prio for the team to make Cortana available to Insiders in Brazil. At this point we expect to happen in the new year. — Gabriel Aul (@GabeAul) December 15, 2015

Neste caso, é importante destacar que "ano novo" não é exatamente na virada de 31 de dezembro para 1º de janeiro, mas sim em algum momento logo no início de 2016. Prova disso é que até o site da Microsoft já possui uma seção dedicada à Cortana e que está totalmente traduzida para o nosso português. Ou seja, é questão de tempo até que a plataforma fale conosco sem a necessidade de mudar o idioma do nosso aparelho para outra língua que já conta com suporte ao serviço.

Continua após a publicidade

"Cortana foi desenvolvida para ajudar você com as tarefas diárias. Ela presta atenção àquilo que você está fazendo e fornece informações úteis quando você precisa. E, diferentemente de outros assistentes pessoais digitais, você tem controle total sobre a quantidade de informações de que ela dispõe sobre você", destaca a companhia na página oficial da Cortana.

@jpedretti For Brazil, in the new year (2016) — Gabriel Aul (@GabeAul) December 15, 2015

Outro detalhe que não podemos esquecer é que, na última semana, a Microsoft anunciou que o Skype agora pode traduzir em tempo real as conversas de áudio em português brasileiro para inglês, francês, italiano, mandarim, alemão e espanhol — justamente os idiomas que a Cortana fala atualmente.

A última atualização da Cortana veio junto com o update Threshold 2, lançado para Windows 10 em meados de novembro. Entre as principais novidades está a possibilidade de rastrear ingressos comprados por você e informar os melhores trajetos para o local daquele evento, garantindo que você não chegue atrasado, além de entender anotações por escrito, como datas e endereços, feitas por uma caneta ou dedos na tela (desde que seu PC tenha este recurso), ajudando a montar lembretes.

Continua após a publicidade

Fonte: Gabe Aul (Twitter)