Cortana chega ao iOS e Android

Por Redação | 09 de Dezembro de 2015 às 14h39

Após meses de testes e expectativas, a Cortana finalmente chegou ao iOS e Android. A Microsoft disponibilizou nesta quarta-feira (9) sua assistente de voz para estes sistemas operacionais na forma de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado nas lojas online e traz um pouco das funcionalidades do Windows Phone para os ecossistemas da concorrência. O lançamento ainda acontece de forma segmentada e pode não estar disponível em todas as regiões.

A solução não é nem de longe tão profunda quanto a que vemos no sistema operacional proprietário, no qual a Cortana é parte integrante. Entretanto, de acordo com a Microsoft, o verdadeiro valor da assistente no iOS e Android está em sua integração com o Windows 10. É possível, por exemplo, configurar lembretes no computador para serem usados no celular, cadastrar cartões de embarque ou responder mensagens de texto diretamente no PC.

Além disso, tarefas básicas de todo assistente de voz estão disponíveis aqui. A Cortana pode realizar pesquisas online ou fazer indicações de restaurantes e estabelecimentos com base na geolocalização do usuário. Contudo, a integração com outros aplicativos, mesmo que da própria Microsoft, ainda não está disponível.

Mas isso, pelo menos na visão da Microsoft, deve ser algo passageiro. De acordo com a empresa, o trabalho com a Cortana em outros sistemas operacionais ainda está em franco andamento, e a ideia é aprender com as limitações e barreiras impostas por cada fabricante para adicionar o máximo de funcionalidades possível à assistente.

A empresa cita, por exemplo, o trabalho com o Cyanogen OS, que deve receber o sistema como parte integrante no futuro próximo, como um bom caminho para aprender a trabalhar com o Android. Como ambos são baseados no mesmo código aberto, as funcionalidades vistas em um podem muito bem acabar chegando ao outro, tornando a Cortana cada vez mais completa e útil ao longo do tempo.

Fontes: Microsoft, CNET