Comprado por US$ 1,1 bilhão, Tumblr gerou prejuízo de US$ 750 milhões ao Yahoo!

Por Redação | 02.03.2016 às 08:14
photo_camera Divulgação

Rumores indicam que a venda dos negócios de internet do Yahoo! é só uma questão de tempo - em partes pela gestão duvidosa da CEO Marissa Mayer. Uma de suas ações no comando da empresa foi a aquisição de dezenas de startups por valores milionários. Entre elas está o Tumblr, comprado em 2013 por US$ 990 milhões, ou US$ 1,1 bilhão se considerarmos os passivos (conjunto de obrigações) financeiros.

Agora que a crise atingiu em cheio a companhia, não ia demorar muito para constatar que essa quantia gasta na transação foi um negócio nada lucrativo para a corporação norte-americana. Esse é o resultado de um relatório anual de arquivamento, em que o Yahoo! sugere que a rede social, atualmente avaliada em US$ 230 milhões, teria gerado um prejuízo de US$ 750 milhões.

Segundo a empresa, o montante corresponde ao chamado valor de ágio, que é quando um valor a mais é pago no processo de venda de um bem (no caso o Tumblr) de acordo com fatores específicos, como reputação da entidade ou ideias que possam ajudar em seu crescimento no futuro. Na prática, isso significa que o Yahoo! pagou US$ 750 milhões a mais do que o valor real do Tumblr e que todo esse dinheiro foi perdido.

"Dada a deficiência parcial registrada na unidade do Tumblr em 2015, é razoavelmente possível [afirmar] que as mudanças nos julgamentos, suposições e estimativas que a companhia realizou em sua avaliação de um valor de ágio justo poderiam levar a empresa a considerar que uma parte ou o total do ágio remanescente da unidade referente ao Tumblr tenha se tornado um prejuízo", diz o Yahoo! no documento.

Para a empresa do Vale do Silício, esse prejuízo é consequência de um déficit apresentado pelo microblog em 2015 causado por diversos fatores como redução de sua parcela no mercado, baixo crescimento de receita e fluxo de caixa com pouca representatividade nos lucros. Além disso, o Tumblr não atingiu sua meta de US$ 100 milhões em receita no ano passado.

Especialistas familiarizados com o assunto acreditam que um dos motivos que teria afundado o Tumblr seria uma decisão do Yahoo! de combinar a equipe de vendas da rede social com o resto da empresa. Essa integração não teria saído como o planejado e agora a antiga gigante da internet quer desfazer as equipes para suas respectivas divisões.

Contudo, isso não quer dizer que a rede social está condenada ao fracasso. Sua receita ainda está crescendo e o Yahoo! a nomeou como um de seus três principais produtos para fazer a empresa avançar em sua nova estratégia de negócios. Também é preciso levar em consideração que, como o acordo já está pago, as baixas não têm mais tanto impacto no saldo de caixa real da companhia, ou seja, o que vai mudar será o valor contábil dos ativos de propriedade do Yahoo!.

Desde que foi nomeada para a presidência da empresa em 2012, Marissa Mayer adquiriu mais de 20 startups, sendo que muitas delas sequer parecem ter sido implementadas nos serviços do Yahoo!. O Tumblr foi a aquisição mais cara.

Fonte: Business Insider