Companhia liderada por ex-presidente está "roubando" executivos da Oracle

Por Redação | 30.08.2015 às 11:00

Charles Phillips entrou para a Oracle em 2003 como diretor e copresidente da companhia ao lado de Larry Ellison, responsável pelo convite. Sete anos depois, em 2010, Phillips foi anunciado como presidente da Infor, a terceira maior fornecedora de softwares e serviços empresariais do mundo.

Agora em 2015, quando a Oracle intensifica os planos de vendas de softwares e hardwares para empresas do ramo varejista, a companhia precisará lidar com uma espécie de concorrência dupla com a Infor — e com seu ex-presidente, é claro. Isso porque Phillips conseguiu convencer um bom número de executivos de vendas a trocar de lado na disputa, repetindo o próprio caminho ao deixar a Oracle rumo a Infor. Ou seja, além de competir por profissionais, as duas empresas devem atuar no mesmo ramo em breve.

De acordo com o Business Insider, o fato de muitas pessoas terem trocado a Oracle pela Infor não surpreende. Afinal, Phillips criou laços bastante estreitos durante o seu período à frente da empresa.

Um dos que fizeram a troca foi Duncan Angove, responsável pela criação da divisão Oracle Retail, especializada em produtos para o varejo. Angove chegou à Oracle em 2005, quando a empresa comprou a companhia Retek, responsável por fabricar software para varejistas. Outro nome que fez o mesmo caminho de Phillips e Angove foi Corey Tollefson, que deixou a Oracle em dezembro para ser o vice-presidente sênior na Infor, além de comandar o setor de negócios relacionados ao varejo dentro da companhia.

Isso tudo, somado ao grande número de profissionais que tem feito a mesma migração — uma pesquisa rápida no LinkedIn mostra isso —, dá a ideia de como a Infor chega com tudo no mercado de softwares para varejistas.

Charles Phillips

Charles Phillips: ex-presidente da Oracle e atual CEO da Infor. (Foto: Oracle/Flickr)

Mercado concorrido

Apesar de não dar muitas informações sobre seus projetos, a Oracle tem investido pesado no setor. Prova disso é a recente aquisição da Micros System, empresa especializada em tecnologia para hospitais, por US$ 5 bilhões, a maior aquisição da companhia em muitos anos.

A Infor inicia seus passos em um mercado conhecido como planejamento de recurso corporativo (ou ERP, na sigla em inglês), ramo já dominado pela SAP e pela Oracle. O objetivo das companhias que atuam no setor é oferecer tecnologia para gerenciamento de empresas. O diferencial da companhia presidida por Charles Phillips pretende ser a especialização. Atualmente, a Infor já conta com softwares especializados para padeiros, cervejeiros, sapateiros e outras profissões.

Fonte: Business Insider