Como deletar o álbum do U2 de seu iPhone ou iPad

Por Felipe Demartini

Na última terça-feira (9), o anúncio do iPhone 6 e do Apple Watch veio acompanhado também do lançamento de Songs of Innocence, o novo álbum da banda irlandesa U2. Apresentado oficialmente durante o evento da Maçã, o disco está disponível gratuitamente para todos os usuários da iTunes Store, mas qual não foi a surpresa de muita gente ao perceber que isso acontecia por meio de downloads automáticos das canções para o próprio dispositivo?

Ocupando pouco mais de 100 MB no espaço, o álbum completo foi baixado sem autorização para os dispositivos das pessoas, o que rapidamente levantou questões relacionadas à privacidade e direito de escolha. Pelas redes sociais, muita gente reclamou sobre ter o U2 “enfiado goela abaixo”, enquanto outros já hastearam as bandeiras da proteção individual afirmando que, se a Apple pode enviar um disco completo para seu celular ou tablet sem autorização, o que mais ela poderia fazer?

Seja como for, não há muito o que fazer em relação a isso. A partir de agora, você tem um álbum do U2 em sua lista de músicas, seja ou não um fã da banda, e ele estará vinculado à sua conta da iTunes Store. Contudo, você não precisa, necessariamente, tê-lo instalado em seu dispositivo.

Apagar U2

Para deletar as canções e recuperar o espaço ocupado por elas, o processo é semelhante ao de muitos outros conteúdos do iOS. Em sua lista de discos, siga o caminho até Songs of Innocence para ver a lista completa de músicas. Ao contrário do ato de baixar, porém, não é possível apagar as músicas todas de uma vez. Então, você precisará fazer isso uma a uma, arrastando o dedo para a esquerda sobre o nome da faixa e, na sequência, clicando na opção “Apagar”.

Note que, ao fazer isso, um símbolo de uma nuvem com uma seta para baixo aparecerá ao lado do nome da música. Aquela é a opção para baixar novamente a canção, caso você deseje tê-la de volta em seu aparelho algum dia. Também dá para ouvir sem baixar simplesmente clicando no nome da música e reproduzindo-a pela nuvem.

O processo vale para qualquer canção adquirida pela loja oficial da Apple, com o processo sendo exatamente o mesmo. Esse método, porém, não vale para músicas baixadas em outros serviços ou plataformas e carregadas no dispositivo por meio do iTunes. Nesse caso, é preciso conectar o aparelho ao computador e abrir o software para realizar o processo manualmente.

Evitando os downloads automáticos

Para alguns, a colocação não autorizada de um álbum nas listas de seus usuários é uma flagrante violação da privacidade deles. Outros minimizam a questão afirmando que não existe diferença entre, por exemplo, um disco do U2 e uma atualização de sistema, outro tipo de artifício muitas vezes aplicado automaticamente a jogos, dispositivos e serviços.

O que pouca gente sabe é que dá, sim, para controlar exatamente o que é baixado automaticamente para o seu aparelho, e quem recebeu Songs of Innocence automaticamente o fez por estar com a opção que permite isso ativada. Para mudar as coisas, acesse a opção Ajustes e, sem seguida, escolha a opção iTunes e App Store.

Apagar U2

A última opção se chama “Transferências automáticas”, e é ali que você vai poder escolher exatamente que tipo de conteúdo será baixado para o seu celular ou tablet sem a sua autorização expressa. Como sempre, claro, toda escolha tem dois lados. Em um deles está um maior controle sobre o que está sendo carregado, mas de outro, vem uma maior complexidade na utilização dos iDevices.

Para a Apple, a possibilidade de baixar automaticamente os conteúdos tem a ver com praticidade. Assim, as compras feitas pelo computador, por exemplo, podem ser carregadas em seu iPhone e iPad sem que você precise fazer isso manualmente, estando prontas assim que você desejar. A ideia é sincronizar a biblioteca de conteúdo em todos os dispositivos.

Caso você realmente odeie o U2 e não queira nem lembrar que a banda existe, desmarque também a opção “Músicas”, a primeira de todas, sob a seção “Mostrar Tudo”. Assim, seu dispositivo vai exibir apenas o conteúdo que está baixado em seu aparelho. Bono Vox está atrelado em sua conta do iTunes, mas caso deseje, você não precisa mais dar de cara com ele.

A solução definitiva

A contragosto, mas ouvindo os clamores de seu público, a Apple também liberou nesta segunda-feira (15) uma ferramenta que remove permanentemente o álbum do U2 da lista dos usuários da iTunes Store. Ao completar o processo, é como se a oferta gratuita nunca tivesse ocorrido. É uma página simples e com um único botão que, ao ser pressionado, apaga completamente qualquer vestígio de Songs of Innocence em sua biblioteca de música.

A Apple informa que os usuários que quiserem voltar atrás poderão fazê-lo até o dia 13 de outubro, quando a gratuidade do disco e também sua exclusividade na iTunes Store é encerrada. Depois dessa data, o álbum estará disponível para compra normalmente e poderá ser baixado como qualquer outro produto da iTunes Store.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!