Publicidade

Combate às notícias falsas: verificação de fatos do Google chega ao Brasil

Por| 15 de Fevereiro de 2017 às 22h59

Link copiado!

Combate às notícias falsas: verificação de fatos do Google chega ao Brasil
Combate às notícias falsas: verificação de fatos do Google chega ao Brasil
Tudo sobre Google

A quantidade de notícias falsas que anda circulando na internet já deixou muitos gigantes da tecnologia de orelha em pé, como Facebook e Google. Em outubro do ano passado, o gigante das buscas anunciou que trabalharia firme na vertical Google News, ajudando seus leitores a terem acesso a conteúdo de qualidade, vindo de fontes confiáveis, por meio do lançamento da ferramenta Fact Check nos EUA, na França e na Alemanha. Nesta quarta (15), o Google anunciou a expansão do recurso para novos mercados, incluindo o Brasil, o México e a Argentina — por aqui, a novidade se chama Verificação de Fatos.

A função dela é confirmar se a notícia está no Google News, desde que seja factual. Inicialmente, a novidade chega tanto na versão web do navegador quanto no aplicativo Google News & Weather para Android e iOS. No buscador, o recurso aparece no modo "Notícias", como uma tag. Isso significa que se você vir um artigo aparecer nos resultados de buscas por notícias, basta procurar pelo selo de verificação do gigante.

Vale notar que, antes da verificação de notícais, o Google já havia implementado tags que identificam artigos como sátiras, opiniões, releases de imprensa, dentre outros. Para garantir a veracidade das notícias no Brasil, a companhia vai contar com o auxílio da Agência Lupa, da Agência Pública e da Aos Fatos.

Continua após a publicidade

Como usar?

No buscador, basta digitar os termos daquilo que você pretende encontrar e fazer a busca pela aba Notícias. Assim que o Google retornar os resultados, alguns deles poderão estar marcados com a tag "Verificação de fatos".

No app do Google News, é a mesma coisa. Você faz a busca normalmente, e aquelas notícias que forem verificadas pelas agências trarão a tag nos resultados.

Fonte: VIa TechCrunch