Com Gear 360 e Gear Fit2, Samsung traz wearables do mundo fitness para o Brasil

Por Redação | 30.06.2016 às 12:07

A Samsung está realmente empenhada em fazer com que a tecnologia wearable ganhe força, inclusive no Brasil. Tanto que a empresa realizou, na manhã desta quinta-feira (30), um evento especial dedicado à sua nova linha de gadgets vestíveis, focando principalmente no segmento fitness, que vem crescendo no país. E, com os monstros querendo sair da jaula, era óbvio que a gigante sul-coreana iria querer oferecer algo para eles.

A companhia está tão otimista com esse cenário que projeta um crescimento de 67% no mercado de wearables até 2020. Segundo ela, quase metade dos brasileiros pratica algum tipo de atividade física e a ideia é se aproveitar desse número para estabelecer um ecossistema em torno dos produtos da marca, incluindo os recém-anunciados Gear 360 e Gear Fit2, que começam a ser comercializados por aqui a partir desta quinta-feira, dia 30.

Gear 360

Ok, o Gear 360 não é necessariamente um werable e nem exclusividade do mundo fitness, mas a Samsung quer que sua câmera de 360º também possa ser utilizada para este fim. Com a popularização dos óculos de realidade virtual, a fabricante quer que as pessoas adotem o gadget para registrar suas atividades com o máximo de imersão.

Samsung wearable

E o porquê disso é simples: se as pessoas já gostam de registrar suas atividades esportivas com uma GoPro, pense em como isso pode ser potencializado com uma gravação em 360º? Equipado com duas lentes de 180º, ela registra todo o ambiente ao seu redor e permite que esse conteúdo possa ser visualizado diretamente no Gear VR e em qualidade 4K — o que torna a experiência de assistir a essas gravações bem mais interessantes. Relembrar daquela corrida vai ganhar contornos bem diferentes.

Um dos pontos destacados pela Samsung é que o Gear 360 funciona de maneira independente, ou seja, sem a necessidade de um smartphone por perto. Isso porque ele possui espaço para cartões de memória microSD de até 200 GB, o que significa que você pode gravar tudo sem medo. O único grande porém é que ele é resistente a alguns pingos de água, mas não à prova dela. Em outras palavras, nada de levar a câmera para surfar junto com você.

Outro ponto delicado é o preço. No Brasil, o Gear 360 chegará custando nada menos do que R$ 2.599.

Gear Fit2

Já o Gear Fit2 é uma solução realmente voltada ao mundo fitness, como seu nome deixa mais do que claro. Com um design simples e discreto, ele conta com um GPS integrado que monitora sua movimentação de maneira independente, ou seja, sem que você tenha de levar seu smarpthone junto na hora de fazer aquela corrida. Basta ativar o gadget em seu pulso para que ele registre o tempo e a distância percorrida, além de fazer o desenho no mapa para que você marque tudo isso em seu plano de progresso.

Samsung wearable

Outro ponto interessante é que ele reconhece atividades indoor. Desse modo, você não precisa ser um atleta de rua para se interessar por este wearable, já que ele também se revela muito útil para exercícios internos, como aqueles que você realiza quando vai à academia. Tanto que, durante a apresentação realizada pela Samsung na academia Body Tech Iguatemi, em São Paulo, o dispositivo foi capaz de reconhecer até mesmo agachamentos.

Para os atletas mais competitivos, o Fit2 ainda conta com um sistema de gamificação, criando rankings para que você possa disputar com seus amigos. A proposta é fazer com que você desafie outros usuários e que também seja desafiado para que, juntos, todos possam continuar progredindo.

Segundo a Samsung, o wearable é compatível com qualquer dispositivo Android 4.4.4 ou superior e tem bateria com autonomia de até dois dias de uso contínuo, o que inclui GPS ativado o tempo todo.

O preço sugerido pela empresa para o Gear Fit2 é de R$ 1.299.