Publicidade

Cofundador da ByteDance, dona do TikTok, vai deixar cargo de CEO

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Maio de 2021 às 11h33

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre TikTok

O CEO e cofundador da ByteDance, Zhang Yiming, anunciou nesta quinta-feira (20) que está deixando o cargo ao final de 2021. Ele será substituído pelo atual gerente de recursos humanos da companhia, Liang Rubo, em um processo de transição que deve perdurar ao longo de seis meses, o que explica o longo período entre a comunicação do fato e a mudança no posto. A notícia, inclusive, veio em uma nota bastante sincera, escrita pelo próprio executivo e sem os termos usuais corporativos que se esperaria de uma companhia deste porte.

No texto, Yiming afirma não ter as capacidades necessárias para gerenciar uma empresa do porte da ByteDance, que como você já deve saber, é a dona do TikTok. Ele afirma não ser um bom gestor e que, por conta disso, prefere deixar as atividades para quem sabe lidar com elas enquanto ele próprio tem mais interesse por análises organizacionais e princípios de marketing, além de uma boa dose de sonhos com as possibilidades da companhia.

De acordo com o futuro ex-CEO, seu trabalho ideal envolve aprender teorias que possam reduzir o trabalho envolvido no gerenciamento de corporações e não trabalhar diretamente no dia a dia de uma. Além disso, ele se diz mais adepto de atividades solitárias como ler, ouvir música, estudar e acessar a internet, todos motivos que levaram à sua decisão de deixar o cargo, ao mesmo tempo em que essa tranquilidade também vai permitir uma transição adequada e duradoura.

Continua após a publicidade

Após sair, ele diz que vai se dedicar a projetos sociais, culturas organizacionais e estratégias de longo prazo, ainda trabalhando para a ByteDance em um cargo não revelado. Ele não deu mais detalhes sobre seu novo papel, mas afirmou estar empolgado para essa nova fase de sua carreira e, também, para ver os rumos que a nova diretoria dará à empresa.

A carta compartilhada por Yiming é a mesma enviada aos funcionários da ByteDance, que afirmou ser esta uma medida de transparência que faz parte do posicionamento global da empresa. Essa clareza, inclusive, parece ser necessária diante dos problemas governamentais enfrentados pela companhia nos Estados Unidos e em sua terra-natal, a China, onde foi fundada em 2012. É de lá, inclusive, que também surgem teorias de que essa saída pode não estar sendo tão pacífica quanto o comunicado faz parecer.

Entre os motivos para olhar a decisão com outros olhos estão os recentes movimentos do governo chinês para evitar o monopólio de empresas de tecnologia no país e uma mão mais pesada no que toca a privacidade dos usuários e o manejo de dados dos cidadãos do país. Sendo assim, a pressão da administração chinesa vem sendo apontada como o real motivo para a saída de Yiming, também servindo como um possível sinal de que mudanças organizacionais mais profundas na ByteDance podem acontecer.

Continua após a publicidade

Sobre isso, entretanto, a companhia não se pronunciou. A dona do TikTok se limitou a agradecer o cofundador e futuro ex-CEO pelos trabalhos prestados e indicar que ele permanece ligado à empresa, ainda que não seja mais uma peça central em seu direcionamento.

Fonte: ByteDance