Clube Pinheiros renova infraestrutura de produtividade com solução TOTVS

Por Rafael Romer | 26 de Dezembro de 2016 às 17h28
photo_camera Reprodução

Um dos maiores clubes esportivos da América Latina, com cerca de 40 mil associados, o Esporte Clube Pinheiros está renovando todos seus processos internos de produtividade através de uma parceria com a provedora brasileira Totvs para a implementação da plataforma de colaboração Fluig.

Antes da implementação, a empresa utilizava um método não integrado para gestão de processos, que dependia do mapeamento de demandas de cada uma das áreas de negócios do clube para consolidação posterior – um processo "burocrático" e lento demais para acompanhar a agilidade das transformações exigidas, segundo o Coordenador de Projetos do clube, Marcos Gianoni.

A implementação do Fluig teve início em setembro de 2015, com a aquisição de 60 licenças da solução para os departamentos de Gestão de Aparelhagem e de Comunicação e Marketing do clube – os dois primeiro que se interessaram pela ferramenta e deslocaram recursos para auxiliar a TI na aquisição. O valor total da aquisição, no entanto, não foi revelado.

Com a implementação, a organização observou uma redução de 25% no tempo médio de execução de processos operacionalizados através da plataforma, além de um ganho "intangível" no controle de processos, que antes não tinham uma organização própria.

Os resultados positivos das duas implementações acabaram chamando a atenção de outras áreas internas de negócio do clube, o que motivou a empresa a ampliar do número de licenças obtidas para 700 em maio deste ano.

"As áreas vieram nos procurar por contra própria", comentou Gianoni. "Depois que fizemos a implementação do sistema de gestão de qualidade via Fluig e os usuários começaram a interagir, as outras áreas ficaram muito interessadas. Hoje minha fila de projetos já ocupa 2017 inteiro".

Atualmente, a organização já tem mais de 50 processos automatizados e 30 mil documentos controlados pela plataforma, com um total de 350 usuários ativos em dez diferentes unidades de negócio.

Agora, a expectativa é expandir o uso da aplicação para mais 250 usuários até meados de 2017, o que deverá incluir a conexão do departamento médico, para o uso de prontuário eletrônico para os associados e atletas.

Os ganhos trazidos pela plataforma também aproximaram a Totvs e o clube neste ano, o que avançou conversas para a adoção de outras soluções no futuro próximo. Entre os projetos em discussão para o ano que vem, está a possível implementação do ERP Totvs em diferentes áreas de negócio do Pinheiros – ainda que não haja uma previsão concreta para a implementação.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!