Cisco lança soluções Security Everywhere para melhorar segurança das empresas

Por Redação | 09 de Junho de 2015 às 15h51

Com o objetivo de oferecer mais integração em segurança em redes estendidas, a Cisco anunciou uma série de serviços para empresas. As novidades trarão maior controle e visibilidade para as companhias poderem gerenciar riscos e ameaças de segurança, desde o data center até dispositivos móveis conectados a uma única rede.

Os serviços fazem parte do Security Everywhere, que permitirá às empresas trabalharem diante de recursos de segurança modernos que acompanham o combate das atuais ameaças digitais em todo o mundo. Além disso, o Security Everywhere oferece a oportunidade das empresas captarem negócios oriundos do crescimento da economia digital, incluindo a Internet das Coisas (IoE).

De acordo com a Cisco, o mercado da Internet das Coisas deve gerar US$ 19 trilhões para as empresas durante a próxima década, sendo que US$ 1,7 trilhão é destinado a oportunidades de negócios para provedores de serviços. À medida que o número de dispositivos conectados cresce rapidamente em todo o mundo, passando de 14 bilhões em 2014 para 24 bilhões em 2019, as empresas passam a se preocupar ainda mais com a segurança e o crime digital.

A nova ferramenta da Cisco promete reduzir a complexidade no gerenciamento da segurança das companhias, que cada vez mais trabalham de maneira fragmentada utilizando recursos digitais. Outro objetivo da Security Everywhere é oferecer segurança escalável contra ameaças ao cobrir vários vetores de ataque continuamente. Esse processo inclui acompanhar potenciais ameaças, bem como apresentar soluções quando elas forem detectadas e continuar o monitoramento quando o problema for resolvido.

Para David Goeckeler, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral do Security Business Group, a implementação de soluções de segurança deve fazer parte de toda a infraestrutura de rede de forma uniforme e profunda. "Para proteção contra as ameaças atuais e maior aproveitamento de novas oportunidades de crescimento e implementação novas tecnologias, a segurança deve ser incorporada de forma difusa em toda a infraestrutura de rede", declarou.

A solução Cisco AnyConnect®, juntamente com a Cisco AMP for Endpoints, permitirá que clientes que já trabalham com o VPN AnyConnect 4.1 integrem e ampliem sua proteção contra ameaças em endpoints habilitados para VPN. Quanto aos escritórios e filiais, a companhia anunciou os Serviços FirePOWER com Roteador de Serviços Integrados (ISR) que permitirá que profissionais acompanhem o gerenciamento de recursos de prevenção contra invasão NGIPS (Next-Generation Intrusion Prevention System) e Proteção contra Malware Avançada (AMP). Vale ressaltar que o serviço pode não se aplicar às empresas integradas à estrutura da rede fabric, que utilizam aparelhos de segurança específicos.

Para redes-como-sensor e Enforcer, a Cisco estará oferecendo recursos como: a Integração ampliada entre ISE e Lancope Sealth Watch, que permitirá que as empresas vão além do mapeamento de endereços de IP ao identificar ameaças; a NetFlow no Cisco UCS®, que ampliará o recurso de rede-como-sensor da Cisco para servidores físicos e virtuais; e a Integração do TrustSec + ISE e do StealthWatch, que conseguirá bloquear dispositivos de rede suspeitos, bem como modificar as políticas de acesso aos roteadores, switches e controladores wireless LAN da Cisco, todos integrados com a tecnologia TristSec.

Todos estes recursos fazem parte do serviço da Cisco para capacitar as empresas a automatizar e aplicar políticas de segurança de maneira dinâmica. Elas poderão direcionar ações para determinadas aplicações e usuários que estão conectados pela rede. Basicamente, estes recursos permitirão que as companhias controlem também o que cada usuário pode acessar e qual o tipo de tráfego pode percorrer a rede.

Outras soluções que fazem parte do lançamento da Cisco destinados às corporações digitais incluem os Serviços de Identidade Hospedado e a pxGrid Ecosystem. Já para os provedores de serviços, a Cisco anunciou o Cisco Firepower™ 9300 Integrated Security Platform, a Ampliação da Orquestração Avançada e recursos avançados para acomodar serviços e aplicações de segurança futuras.

Goeckeler afirmou ainda que o Security Everywhere "permite que as empresas e provedores de serviços tenham a confiança de que terão visibilidade contínua e retrospectiva, além do controle para suportar novas tecnologias, oportunidades de negócios com a IoE e a Economia Digital".

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.