Cisco apresenta tecnologia na nuvem para cidades inteligentes

Por Redação | 15 de Novembro de 2016 às 08h11

Mais um daqueles momentos em que a vida real se cruza com a ficção está acontecendo. Nesta segunda-feira (14), a Cisco anunciou um novo serviço de nuvem para automatizar cidades inteligentes. O interessante é que a novidade chega apenas um dia antes do lançamento de Watch Dogs 2, um game da Ubisoft que trata de uma temática parecida.

Enquanto no game a tecnologia é usada por hackers e ciberativistas, o lançamento da Cisco tem uma proposta mais séria, de permitir que as cidades tirem melhor proveito de dados coletados a partir de sensores, câmeras e outros dispositivos conectados. O serviço de nuvem chamado Cisco Smart+Connected Digital Platform pretende ajudar os líderes das cidades a tomarem decisões com base nos dados transmitidos em tempo real.

Dentre os benefícios de acompanhar informações da cidade ao vivo, destaque para o aumento da eficiência operacional, aumento da receita e redução dos custos em áreas como iluminação de ruas, estacionamento, fluxo de tráfego, sensores ambientais, gestão de resíduos, segurança e outros serviços municipais.

De acordo com a Cisco, algumas cidades ao redor do planeta já utilizam sua plataforma de Smart City. São elas: Paris, na França; Copenhage, na Dinamarca; Kansas City, Schenectady e Nova York, nos Estados Unidos; Adelaide, na Austrália; Bucareste, na Hungria; Dubrovnik, na Croácia; Bangalore e Jaipur, na Índia; e Trenčín, na Eslováquia.

Fonte: Cisco