Chanceler alemã cobra maior transparência de gigantes da internet

Por Redação | 28 de Outubro de 2016 às 13h57

A chanceler alemã, Angela Markel, cobrou de gigantes da internet como Google e Facebook, sem citá-los diretamente, maior transparência em torno dos algoritmos usados ​​para selecionar o que apresentam aos usuários. Segundo ela, “quando não são transparentes, podem levar a uma distorção da nossa percepção e estreitar nossa amplitude de informações”.

A declaração foi dada durante a conferência de jornalismo Medientage, que terminou na quinta-feira, 27, em Munique, na Alemanha. Merkel pediu que os algoritmos sejam tornados públicas de forma que "cidadãos informados" possam ver as influências que eles têm através das mídias sociais, feeds de notícias e resultados de pesquisa.

Falando depois ao jornal Der Spiegel, o porta-voz de política para internet do partido de Merkel declarou que a "chanceler certamente não quis dizer que as empresas devem divulgar segredos comerciais, mas que precisamos de mais informações dos operadores, como o Facebook, sobre como seus algoritmos funcionam de um modo geral". O Google e o Facebook disseram à mesma publicação que já deram aos seus usuários muitas informações sobre como eles trabalham.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

No fim do ano, um grupo suprapartidário de políticos alemães deve enviar os resultados de uma investigação sobre algoritmos usados ​​pelo Facebook, Google e outras empresas de internet para o comissário digital da União Europeia, Gunther Oettinger.

Fonte: BBC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.