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CEO do Waze explica por que a empresa comemora o "Dia de Tim Cook"

Por| 19 de Dezembro de 2018 às 16h44

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CEO do Waze explica por que a empresa comemora o "Dia de Tim Cook"
CEO do Waze explica por que a empresa comemora o "Dia de Tim Cook"
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A lembrança de datas comemorativas importantes é algo comum na maioria das empresas. Churrascadas de final de ano, almoços de aniversário, cafés-da-manhã quando um grande negócio é fechado, todas essas são formas que o corpo de diretores usa para fazer um agrado aos seus funcionários e comemorar momento importantes da história da companhia. Mas pouquíssimas tem a audácia de comemorar o fracasso da concorrência, e o Waze é uma delas.

Em entrevista para o site Business Insider, o CEO da Waze, Noam Bardim, conta que eles anualmente comemoram na empresa o “Tim Cook Day” (Dia de Tim Cook, que faz referência ao atual CEO da Apple, que ocupa o cargo desde o falecimento de Steve Jobs em 2011), e o motivo da comemoração é a falha grotesca no lançamento do produto de uma potencial forte concorrente do app de navegação: a Apple.

Em 2012, a Apple se preparava para lançar o Apple Maps, o aplicativo de navegação próprio da empresa. Um dia antes do lançamento do aplicativo, Bardim foi entrevistado por uma publicação que ele prefere não nomear, e que a partir das declarações dele criou a manchete “Parceira da Apple avisa que o Maps não vai funcionar”.

A matéria causou um alvoroço na empresa, e Bardim correu risco real de ser demitido do cargo. Mas, no dia seguinte, quando a Apple lançou o aplicativo oficialmente, toda a narrativa mudou. De alguém que havia dado uma declaração tão polêmica que poderia ser demitido por ela, Bardim passou a ser visto como um “visionário”, alguém que “sabia exatamente sobre o que falava”.

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E não é que o Apple Maps teve um lançamento ruim - foi muito pior do que isso. Foi simplesmente horrível. O aplicativo era tão cheio de erros que a Apple não só retirou o app de sua loja e fechou o acesso a ele, como Tim Cook assinou uma carta aberta se desculpando pelo lançamento tão conturbado, avisando que a empresa estava desativando o aplicativo para continuar trabalhando nele e que, enquanto isso, eles recomendavam os apps de navegação da Microsoft, da Google e da Waze.

Bardim explica que foi essa menção na carta que mudou toda a história da empresa. Quando ele assumiu o função de CEO,em 2009, o Waze era um app relativamente pequeno, com apenas 14 mil usuários, e não havia crescido tanto até 2012. Mas o pedido de Tim Cook citando a empresa foi o reconhecimento que ela precisava, e desde então o negócio cresceu tão rápido que, apenas um ano depois da carta, a Google a adquiriu por US$ 966 milhões.

Além de contar a história de como uma falha da Apple foi a principal responsável por erguer a empresa, o CEO da Waze tem um conselho para todos os jovens empreendedores que estão criando seus apps: para Bardim, se você precisar vender sua empresa para alguém, venda para a Google. O CEO afirma que a venda foi uma das coisas mais acertadas que fez, já que a Google foi a grande responsável pelas modificações no app que o tornaram o gigante que é hoje, com mais de 100 milhões de usuários ativos todos os meses.

Fonte: 9to5Mac