Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CEO da Toshiba renuncia ao cargo após escândalo contábil

Por| 21 de Julho de 2015 às 12h25

Link copiado!

CEO da Toshiba renuncia ao cargo após escândalo contábil
CEO da Toshiba renuncia ao cargo após escândalo contábil
Tudo sobre Toshiba

Após um escândalo contábil em que executivos da Toshiba fraudaram resultados financeiros, o CEO e presidente da companhia, juntamente com outros oito envolvidos, renunciou ao cargo. Hisao Tanaka, que estava na empresa há 42 anos, será substituído pelo atual chairman, Masashi Muromachi, que assumirá o cargo de presidente executivo interinamente.

Os outros dois executivos foram o ex-presidente Atsutoshi Nishida, que atuava como conselheiro; e o vice-chairman Norio Sasaki, além de mais 6 membros do conselho diretor da companhia.

CEO da companhia curva-se ao se desculpar pelo ocorrido durante anúncio de sua renúncia

Continua após a publicidade

O escândalo

O conglomerado Toshiba, que produz desde eletrônicos a equipamentos para usinas nucleares, contratou uma firma independente para fiscalizar os resultados financeiros reportados pelos executivos nos últimos anos. A auditoria encontrou uma fraude bancária gigantesca em que os lucros da empresa foram inflados em US$ 1,2 bilhões nos últimos 6 anos.

Após a crise financeira que eclodiu por volta de 2008, a empresa passou por problemas e o antigo presidente Atsutoshi Nishida estabeleceu um "desafio" para a recuperação, com metas financeiras de curto prazo bem apertadas e irrealistas. O problema, claro, é que as metas não puderam ser alcançadas, mas mesmo assim os resultados financeiros "batiam" com as metas, com números fraudados pela alta cúpula da companhia.

O terremoto que atingiu o Japão em 2011 e danificou a usina nuclear de Fukushima contribuiu para piorar a situação da Toshiba, já que a empresa era um dos principais fornecedores de material nuclear para o local.

Continua após a publicidade

Desde o início das investigações em abril, as ações da companhia tiveram redução de 27%. Logo após o anúncio desta terça-feira (21), os papéis tiveram uma alta de 4%, mas segundo analistas a tendência é que eles continuem a cair.

Fonte: Bloomberg, The Next Web e CNN