CEO da Apple investe em startup que produz chuveiros inteligentes

Por Redação | 12 de Agosto de 2015 às 09h56

Quando não está trabalhando na Apple e se preocupando com as próximas gerações de produtos da empresa, o CEO Tim Cook permanece com objetivos semelhantes no que toca a inovação e o respeito ao meio-ambiente. O executivo anunciou, nesta semana, a realização de um investimento pessoal na Nebia, uma startup que quer criar chuveiros mais econômicos em termos de água e energia, além de melhorar a experiência durante o banho.

A ideia é utilizar uma espécie de vapor de alta pressão para modificar a experiência. Em vez da corrente tradicional, o H2MICRO, como é chamado o produto, comprime a água em milhões de gotículas capazes de abranger uma área dez vezes maior que a dos chuveiros tradicionais. O resultado disso é uma maior sensação de limpeza e hidratação, além de economia em sua utilização.

A ideia nasceu da experiência de Carlos Gomez Andonaegui, que administrava diversos resorts e investimentos na Cidade do México. Foi aí que ele percebeu, durante uma grave crise hídrica no país, que os chuveiros eram os principais gastadores de água em qualquer lugar e, com isso, decidiu criar a Nebia ao lado de Philip Winter e desenvolver um sistema que pudesse reduzir essa utilização ao mínimo, mas sem acabar com o conforto de um bom banho.

De acordo com o cofundador da Nebia, o produto é capaz de operar uma mudança pessoal, passando uma sensação mais luxuosa – algo entre uma sauna a vapor e um chuveiro de alta performance – e transformando a experiência das pessoas com a água. Assim, acredita ele, privilegia-se a economia não por meio de uma noção de sacrifício pessoal, como nos chuveiros que reduzem a pressão ou cortam o fluxo de água depois de um tempo, mas sim de uma melhora no estilo de vida e na satisfação pessoal.

Mais do que apenas entrar com dinheiro, Cook estaria disposto a participar ativamente do desenvolvimento do H2MICRO e dar alguns pitacos sobre seu lançamento. Isso indica que a soma investida pode ser alta e a expectativa do executivo está na criação de uma empresa que vai trazer não apenas dividendos, mas mudanças a longo prazo. Mais detalhes, porém, não foram revelados.

A Apple, por outro lado, deixa claro que não tem qualquer envolvimento na negociação. Por meio de um porta-voz, a empresa disse que o investimento foi feito pessoalmente por Cook e não tem relação com os negócios da companhia de Cupertino.

Também vale a pena citar que Eric Schmidt, diretor executivo do Google, também participou da recente rodada de investimentos recebida pela Nebia. Aqui, a situação é a mesma – o aporte não está relacionado à gigante e foi feito como parte da Schmidt Family Foundation, uma organização de caridade e filantropia fundada pelo executivo. O valor colocado na startup também não foi revelado.

Além de ter atraído a atenção de grandes nomes da tecnologia, a Nebia também tem uma campanha ativa no Kickstarter para financiar o H2MICRO. No momento em que essa matéria foi escrita, ainda falta um mês para o fim da campanha e o produto já está financiado, tendo arrecadado US$ 927 mil a partir de 2.740 apoiadores, enquanto o objetivo inicial da campanha era de US$ 100 mil.

Fontes: Mashable, Nebia (Kickstarter), The New York Times

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.