Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CASE | A estratégia do ZAP Imóveis para "fugir" das mídias pagas

Por| 18 de Abril de 2018 às 17h00

Link copiado!

Salesforce
Salesforce
Tudo sobre Salesforce

Em 2015, quando Vinícius Vasconcelos entrou no Zap para tocar a área de Marketing, o site de classificados de imóveis e imobiliárias crescia exponencialmente e de forma acelerada. Com isso, a imensa quantidade de dados de clientes e parceiros inseridas na plataforma não estava sendo bem explorada. Na época, o portal ainda dependia muito de mídias pagas, como Google e Facebook, para se promover. Foi então que o coordenador entendeu que era a hora de explorar mais o e-mail marketing.

“A gente precisava de economia nas mídias pagas e o e-mail marketing não tinha boa atuação ou estratégia definida, mas tinha potencial por sempre um canal com baixo custo de aquisição. Eu já usava a solução de comunicação e e-mail marketing da Salesforce e acabei replicando isso lá dentro do ZAP”, comentou Vinicius, o responsável pelo projeto.

Após uma Prova de Conceito (POC) de dois meses, o portal assinou contrato para utilização do Marketing Cloud. A solução se pagou logo no primeiro mês de uso e em alguns meses os resultados começaram a surgir.

“Ao todo, desde a implementação, em 2015, diminuímos em 15% nossos investimentos em mídia paga. O share de participação de nosso e-mail marketing nos resultados da empresa subiu de 0,8% em 2015 para 13,5% em 2017. Também conseguimos reduzir o tempo de pesquisa em nosso portfólio [de 1,8 milhão de imóveis] para recomendar ofertas personalizadas para os clientes, passando de 48 horas para 2 horas”, explicou.

Continua após a publicidade

A solução também passou a ser utilizada pela empresa no resgate de carrinhos abandonados, contribuindo para a reversão de 200 anúncios por mês. Eles criaram uma “jornada do cliente” dentro da plataforma e conseguiram capturar grande parte dos usuários que saiam no meio de uma compra, seja uma pessoa que emitiu o boleto e não pagou, como àqueles que tiveram o cartão rejeitado.

A ideia futura, segundo Vinicius, é consolidar no Marketing Cloud todos os contatos com cliente feitos a partir do e-mail, além de ampliar o uso da “jornada do cliente” em diversos públicos.