Casa é demolida por engano devido a erro do Google Maps

Por Redação | 25.03.2016 às 12:00 - atualizado em 27.03.2016 às 23:24
photo_camera Reprodução/Google Maps

Você já se guiou pelo Google Maps e acabou não chegando exatamente aonde queria? Pois saiba que isso não é algo tão incomum, apesar de também passar longe de ser a regra do serviço de mapas do Google. O fato é que, em alguns casos, um erro da plataforma pode significar a destruição — no sentido literal — para algumas pessoas.

Foi o caso de uma família da cidade de Rowlett, estado do Texas, nos Estados Unidos, que teve o seu sobrado destruído após uma equipe de demolição ter usado o Maps para chegar ao destino de um trabalho. Os demolidores buscavam a 7601 Cousteau Drive, que fica mais ou menos a uma quadra de distância do número 7.601 da Calypso Drive. Como as duas ruas se cruzam em uma esquina, elas aparecem no Maps como o mesmo lugar, daí o motivo de toda a confusão.

A título de comparação, em serviços rivais do Google Maps, como Here Maps e Bing Maps, o erro não parece se repetir e os dois endereços não são listados como um só. De acordo com a reportagem do KERA News, Lindsey Diaz, a dona do imóvel destruído por engano, havia solicitado junto à administração municipal uma permissão para reformar e reconstruir parte de sua casa que havia sido atingida por um tornado. Para sua surpresa, ela recebeu a ligação de um vizinho informando que o imóvel estava sendo destruído.

Google Maps da casa destruída

Google Maps mostra os dois endereços no mesmo lugar. (Foto: Reprodução/Google Maps)

Ainda segundo a publicação, um funcionário da Billy L. Nabors Demolitions, a empresa responsável pela demolição do local, teria mostrado à proprietária do imóvel uma captura de tela do Google Maps na qual é possível verificar que um erro do serviço de mapas mostra os dois endereços como sendo o mesmo local. Até agora, ninguém da companhia sequer pediu desculpas a Diaz.

Apesar de normalmente funcionar de forma correta, estar sempre atualizado e abastecido de informações geradas pelos próprios usuários, o Google Maps ainda não é uma ferramenta a prova de falhas. E este caso serve para alertar que, ao menos em casos extremos, como quando você trabalha em uma empresa de demolição, buscar outros meios de encontrar o local exato de um endereço é bastante indicado.

Fonte: KERA News