Publicidade

Câmara de SP barra votação de projeto que visa regulamentar Uber

Por| 04 de Maio de 2016 às 19h28

Link copiado!

Câmara de SP barra votação de projeto que visa regulamentar Uber
Câmara de SP barra votação de projeto que visa regulamentar Uber
Tudo sobre Visa

Mais um solavanco na rota do Uber no Brasil. A votação do projeto que regulariza o funcionamento de aplicativos de transportes, prevista para esta quarta-feira (4), foi barrada pela Câmara de São Paulo. O projeto é da base de governo do prefeito Fernando Haddad (PT), que vem trabalhando intensamente em ações de mobilidade urbana.

Este projeto não visa apenas a regulamentação do Uber. Ele inclui aplicativos de carona, como o BlaBla Car e o de aluguel de carros particulares, como o Fleet; além disso, pretende instalar um sistema de créditos online, ou seja, a empresa dona do aplicativo os compra para poder se locomover na cidade, garantindo que o poder público mantenha informações sobre os serviços.

Pressão de todos os lados

Enquanto os taxistas protestam em diversas cidades do país, pressionando o poder legislativo para barrar o Uber, em São Paulo a base do governo pressionou os aliados para conseguir a aprovação do projeto, e mesmo assim não conseguiu quórum para votação em cinco sessões prévias.

Continua após a publicidade

Caso o projeto se mantenha parado na Câmara, Haddad pretende regulamentar por meio de decreto, o que aliviaria a pressão que os motoristas do Uber recebem por parte dos taxistas.

Resistência em Curitiba

Em abril, a resistência dos taxistas em Curitiba teve uma aparente vitória, ainda que sem placar final. Depois de duas sessões favoráveis à proibição do Uber na Câmara, o projeto de lei seguiu para o gabinete do prefeito Gustavo Fruet (PDT) para sanção. No entanto, os motoristas do Uber continuam trabalhando normalmente na capital paranaense, e de forma legal, uma vez que a atuação está prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Saiba mais sobre o Uber no CT Entrevista.

Continua após a publicidade

Com informações da Folha de S. Paulo e G1 Paraná.